Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de junho de 2011

TORONTO - terça, 31 de maio/2011

Uma coisa que eu gosto na Europa é a noção de comedimento, deliberada ou não, que o povo europeu tem. Provavelmente fruto da sua história, de relativa escassez provocada pelo clima, pela guerra ou por ambos, esta noção está presente na vida cotidiana dos europeus. Quem já teve lá possivelmente reclamou ao pedir uma coca ou um suco e ver o garçom colocar sobre a mesa um copo ou uma garrafa de 200ml. Ou de pedir um prato e ver a comida isolada como uma pequena ilha em um mar de louça!
Em um supermercado europeu é possível comprar meia cebola. Os EUA tem exportado para o mundo uma cultura que vê o comedimento como defeito. Até como pouco patriótico. Faz mal para a economia do país. Compra-se o copo do refrigerante, toma-se quanto quiser. Os lanches são muito mais baratos se são em combo. Quem quer comer pouco é penalizado. As promoções são na base do compra um leva outro. Mas, e se eu só preciso de um? Pago por dois! Toronto tem este chip estadunidense, ou quase.
O comedimento é um valor muito legal. Faz bem para a saúde, nossa e da natureza, e ainda ajuda no bolso! E, possivelmente o argumento mais convincente de todos: emagrece!
Toda esta reflexão é porque hoje eu precisei comprar sabão para lavar roupa e só achei caixas enormes. Eu não precisava de 1 kg de sabão, muito menos de ganhar a segunda caixa ao comprar a primeira. Resolvi pegando emprestado com o meu vizinho Suíço, já que pretendo lavar roupa apenas uma vez. 
Aqui na student house, tem uma lavanderia usada por todo o prédio. As máquinas são acionadas por um cartão que compramos na escola e custa dois dólares cada vez que as usamos. Tudo bem. Separei a roupa que queria lavar, desci, coloquei na máquina e aí não vi o lugar de colocar sabão. Pensei: “ah, que legal, pagamos, mas o sabão já está incluído, ainda bem que não comprei, ele já está embutido na máquina. Primeiro mundo é outra coisa”. Liguei a máquina e subi. Ainda bem que sou um cara esperto, quem me conhece sabe disto. Depois de quinze minutos no meu quarto, de repente me assaltou um pensamento: será que não coloquei a roupa na máquina de secar? Desci e bingo! Tinha posto a roupa na máquina de secar! Acho que foi bom, porque a coloquei para lavar bem quentinha, deve ter ajudado a limpar, né? Claro, neste caso a ordem dos fatores altera o produto, tive que colocar de novo, e pagar de novo, na máquina de secar! Tudo bem estava já com saudade das minhas atolações...
Amanhã quero ver se vou à Toronto Island, depois da aula. Fui à tal Feira de Produtos Orgânicos hoje, na Old Carbegetown, mas achei meio fraquinha. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário