Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Viena e Bratislava, 14 de fevereiro de 2017

Praça principal em Bratislava
Hoje foi movimentado. Com direito a viagem internacional.
Começamos visitando uma loja do Denns BioMarkt, uma cadeia de supermercados de produtos orgânicos comum na Alemanha e segundo entendi aqui na Áustria também.
Interior do Denns Markt. São vários pela cidade
 Uma enormidade a oferta de produtos orgânicos, infelizmente ainda inexistente no Brasil. E de novo sinto enterrada a famosa pergunta: "mas dá mesmo para produzir sem defensivos?". Só de ouvir se referir a veneno com o eufemismo de defensivo já me tira a paciência. Se acha que precisa usar, usa, mas não muda o nome buscando um alívio para a consciência. Pode soar falso.
Ainda de manhã fomos à Casa de Mozart. Na real uma das treze casas que ele morou em Viena, onde chegou em 1781 com 25 anos, vindo de Salzburg.
Para alguns ele é considerado o maior músico de todos os tempos. Ao menos vai estar sempre na lista dos melhores.
Aspecto da escadaria da Casa deMozart
Virtuoso desde criança, poucos dias depois de se estabelecer em Viena, escreveu, em uma carta à seu pai, que estava no melhor lugar do mundo para sua profissão. De fato, depois de esperar por alguns anos, em Viena ele pode chegar à condição de músico imperial, contratado pela corte e com salário fixo. Me chamou a atenção que ele expressa em uma carta que o que ele buscava era ter honra, sucesso e dinheiro. Ganhou muito dinheiro, o suficiente para ser rico, mas perdeu tudo no jogo. O cara não pode ser gênio em tudo...
A casa que visitamos hoje era conhecida como a Casa de Fígaro, pois foi ali que ele compôs a que é uma das suas obras mais conhecidas, As Bodas de Fígaro, uma ópera sobre uma peça teatral escrita por Caron, que era uma obra satírica dos costumes e hábitos da sociedade aristocrática. Ela foi até meio censurada pelo Imperador Austríaco, que não curtiu se ver criticado. Sempre que se juntam plebeus e aristocráticos estes últimos nunca gostam... bom, podemos até não saber nada disto, mas quem nunca cantou Fígaro no banheiro que atire a primeira pedra. Fígaro, fígaro, fiigaaroooo!!!
Estando em sua casa vi como muitas de suas composições são populares, e que as conhecemos, ainda que eu na minha ignorância não ligue o nome à pessoa...
Ainda a praça principal em Bratislava
Mais uma coisa sobre nossa visita à Casa de Mozart. Estando lá vimos algumas crianças com seus pais. Que privilégio crescer com estas oportunidades. Estou aqui escrevendo, ouvindo Mozart e pensando nisto. Quando uma criança como esta for um adulto culto e mais preparado para ter sucesso profissional e mesmo financeiro, vamos ouvir que ele lutou muito para chegar lá. Pode até ser, mas nesta carreira da vida, saiu com algumas cabeças de vantagem.
No final da manhã fomos à estação central e pegamos um trem rumo ao oriente. Mas paramos setenta quilômetros depois em Bratislava, capital da Eslováquia. Lembram da Checoslováquia? Pois então, depois da queda do muro de Berlin, se dividiram. República Tcheca, capital Praga e Eslováquia capital Bratislava. Foi lá que passamos uma belíssima tarde.
Não gosto destas passadas meteóricas por um lugar que vale a pena ficar mais, mas às vezes se justifica. E neste caso se justificou. Basicamente passeamos pelo charmoso centro histórico. Muito, muito legal. Comemos batata frita estilo belga, aquelas que vem em um saquinho e com algum molho. Comemos torta sacher e apfelstrudel. Tomamos cerveja local e café. Caminhamos muito, e apesar do frio de quase zero graus estava muito agradável. Imagino numa primavera-verão como deve ser. Vimos o Rio Danúbio que corta a cidade e estava de fato azul, como no nome da famosa valsa. Vou colocar algumas fotos aqui no fim do post para que vocês vejam que não estou exagerando quando digo que é muito legal.
Quando escureceu pegamos o trem de volta.
Chegamos em Viena e foi tempo de se preparar para amanhã deixar a cidade. Viena entra na minha lista de cidades mais bonitas que visitei. Passar um verão aqui deve ser incrível.
Amanhã cedo viajamos para Nuremberg. De lá conto mais, principalmente sobre a situação da Agricultura Orgânica no mundo.

Bratislava e suas estátuas. Esta é a do homem trabalhando,

Ana em uma lojinha de souvenirs

O gatão aqui à beira do Danúbio!

Mais um prédio do centro histórico de Bratislava

Mais um prédio do centro histórico de Bratislava

Mais um ...

outro... coisa linda!!!

Olha esta: banco com placa solar e ponto USB
para carregar o que seja. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário