Pesquisar este blog

quinta-feira, 9 de junho de 2011

TORONTO - quarta, 08 de junho de 2011


Contagem regressiva, tenho só mais três dias cheios aqui, bateu vontade de ir embora já. Mas nada desesperador, do tipo trocar passagem. Assim, depois das seis horas de aula, me vi às 4 da tarde estirado na cama, a fim de dormir, refugiado no ar condicionado, já que o sol forte elevou a temperatura para 34 graus.
Aí me lembrei de um Museu que ainda não tinha visto, sobre a cultura Inuit. Para simplificar, dá para dizer que são os Esquimós do Canadá. Queria muito ir, como sei que não dá para ficar adiando, porque o tempo voa, fui. Caminhando no sol, quase 4 km, só de raiva. O Museu fica na York St., em frente ao lago, no mesmo lugar se que se pega barcos para passeios até a Toronto Island
O museu é pequeno, mas legalzinho. Nada imperdível, mas ver as imagens de Polo Norte, algumas esculturas, ver um vídeo sobre a cultura Inuit, aprender que eles são nômades, caçadores, vivem no inverno apenas da pesca, sobre o gelo e sob uma temperatura de 34 negativos valeu o passeio. E de fato a teoria de que os asiáticos chegaram à América a partir do Estreito de Beringe faz mais sentido quando vemos a semelhança entre um indígena dos Andes Peruano, um Mongol ou um Inuit. Enfim, legal ter ido. De quebra, caminhar no sol e ver o lago com barcos indo e vindo naquela atmosfera de porto que me é sempre agradável. Tudo isto, junto e misturado, melhorou meu astral. 
Na volta, também caminhado (ida e volta são uns 8 km), fui comer em um restaurante indiano, que me chamou à atenção porque sempre tem muitos taxistas indianos comendo ali. É perto de onde estou, fica na Church com Gerrard St., e ao passar por ali várias vezes, fiz a relação de sempre: taxista indiano comendo em um restaurante indiano, deve ser bom. E barato. E era, bom e barato. Comi um frango na manteiga (butter chiken) com o Nan, o pão temperado típico da Índia. Delicioso. Voltando para casa, com missão comprida, entrei em um mercado bem legal, com uma gondola de queijo sensacional. Claro que não resisti a um queijinho, um Gouda Canadense, e ainda passei em uma Beer Store. Cerveja aqui só se pode comprar em lojas especializadas, comprei três latinhas, porque o calor tá grande e posso ter sede mais tarde, e pretendo não sair mais do quarto hoje.
E este foi meu dia. Simples, mas entra na categoria daqueles que vou demorar a esquecer! Agora vou ver o final da Copa do Brasil pela net, beliscando alguma coisa, na hora que o soninho vier, embarco nele!

Nenhum comentário:

Postar um comentário