Pesquisar este blog

domingo, 18 de fevereiro de 2018

Nuremberg, 16, 17 e 18 de fevereiro de 2018

Eu entre Esteban e Peggy Miars, presidente de IFOAM
Os últimos dois dias da Biofach em Nuremberg seguiram na mesma batida. Visitas a estandes e conversas entre provas de bebidas e comidas orgânicas, sempre de muita qualidade. Para não ser repetitivo vou contar algo que vi e achei muito interessante.
O projeto do café está baixo o conceito de
CSA - sigla em inglês para Agricultura Apoiada
pela Comunidade - Tekey no Japão
Passando em um dos pavilhões encontrei a Esteban. Ouço este nome e lembro-me do meu poema preferido “Tabacaria”, de Fernando Pessoa. Nele, o poeta nomina o “Estevão sem metafísica”. Mas este que encontrei é outro, e talvez possua boa dose de metafísica em suas ações na vida. É um jovem que trabalha no México, no Estado de Vera Cruz, produzindo e assessorando produtores de café Orgânico e Biodinâmico. Parei para saber sobre seu novo projeto (o conheci na Costa Rica há alguns anos) e o que ouvi chamou a minha atenção.
Ele está envolvido em, além de produzir, exportar café premium. Significa café de alta qualidade. Até aí bem, ele e seus companheiros de trabalho não são nem os primeiros nem os segundos a fazerem isto. O bonito, inovador e contemporâneo é o fato de exportarem este produto para a Alemanha em um veleiro. Sim, veleiro. Significa ao sabor do vento, sem gasto de combustível fóssil e sua consequente emissão de carbono. Este assunto da emissão do que é denominado como “gases estufa” é o assunto da hora. As cúpulas mundiais discutem sobre esta realidade a cada ano, e quase duas centenas de países não conseguem chegar a um bom termo sobre como o planeta irá lidar para que a catástrofe da mudança climática impacte menos a vidas das pessoas. Diminuir a emissão destes gases é um caminho para que esta crônica anunciada do aumento da temperatura do planeta tenha um fim menos dramático. Este trabalho dá a sua parcela de contribuição para amenizar o quadro sombrio das previsões.
vinhos, muitos vinhos.
Alguns podem dizer o que mais ouço: mas como vamos transportar todo o café do planeta em veleiros? A resposta é: não sei. Mas sei que com o Titanic que o petróleo significa não deu certo. Então é bom tentar com alguns botes salva vidas. Porque não ao menos alguns deles serem à vela? Além disto, nenhuma solução inovadora começa massiva, por definição.
Ah, quase esqueci de dizer que do porto de chegada, aqui na Europa, até as casas comerciais onde será vendido, o café vai de bicicleta.
Legal né? Sim. Lá nos setenta nós diríamos: um barato!
Este projeto de "transporte pelo vento" denomina-se Timbercoast. Não deixem de ver o site, www.timbercoast.com
Os princípios na placa,
apontando caminhos.
Ver este trabalho me leva a refletir que Biofach é uma feira de produtos orgânicos. A produção orgânica tem suas boas décadas de história e começou com a persistência de alguns que tiveram a coragem de nadar contra a corrente. E que corrente! Só o fato da Bayer ter comprado, em 2017, a Monsanto por 66 bilhões de dólares dá uma ideia do seu tamanho. Mas mesmo contra esta poderosa corrente, nos últimos anos a produção orgânica tem crescido de maneira significativa. Este crescimento tem seu preço. Precisou, ou julgou que precisaria, adaptar-se a algumas “regras” de mercado que corrompem alguns dos princípios que são também fonte do seu sucesso. 
Este tipo de “desvio de princípios” ao mesmo tempo que impulsiona seus números pode também limitá-los. Afinal, um consumidor quando compra produtos orgânicos aceita pagar algo mais por entender que está pagando também por uma série de valores implícitos a esta forma de produção. Se ele vem a descobrir que nem sempre estes valores lhes são entregues, pode alterar sua decisão de compra. Transporte baseado em carbono pode sim, no momento pelo qual passa o planeta, neutralizar alguns destes valores. O mesmo pode ocorrer com a overdose de embalagens plásticas que vemos aqui na Biofach. Elas também guardam sua dose de contradição com princípios originais da agricultura orgânica. Recuperar a ousadia e a criatividade que sempre caracterizaram esta onda da produção limpa, justa, local e de qualidade é uma necessidade premente sob risco de criarmos as armadilhas que impedirão o que trabalhamos por: aumento significativo da produção e consumo de produtos orgânicos. Quando vejo trabalhos como este do transporte à vela aqui na Biofach meus olhos dançam e a esperança brilha.
Festa do país anfitrião - neste ano, Marrocos
Minha sexta e sábado foram marcadas pela Biofach. Na sexta, a tradicional festa bombou, com cerca de 400 participantes, tendo Marrocos como país anfitrião. Eu saí oito e meia porque já sou um velho cansado e não tenho autorização para participar deste tipo de evento, mas no dia seguinte soube que os últimos incautos foram expulsos do local às três da manhã.
Sábado tive o prazer de rever e jantar com meu amigo Manuel Amador. Deixo aqui o registro.
Praça principal. linda!
E hoje, domingo, passei o dia todo aqui. Estava frio agradável. Caminhei pela cidade velha, fui até o Castelo de Nuremberg, passei pela rua Weissgerbergasse, minha favorita daqui, fui na igreja de São Sebaldo que é do século XIII, e na casa museu do Albrecht Durer,  o famosíssimo pintor alemão, que, durante anos, residiu nesta cidade.
O comércio aqui não funciona no domingo. Como é bom um domingo sem compras...
 Como o café da manhã no hotel Victoria, para onde vim ontem, é um espetáculo, pulei o almoço tomando só um café na praça principal onde havia um cantor que me inebriou com sua música. Frio, gente para lá e para cá, sol tímido pensando em sair, neve nos cantos sombreados, lindamente contrastados com o reggae que pairava no ar, quase trazendo a maresia.
Depois disto foi só jantar no restaurante Trofelstuben. Chucrute, maionese de batata, salsicha, paleta de porco e dumbling (acho que de trigo, mas também poderia ser fécula de batata). De sobremesa um apfelstrudel com sorvete. Bela comemoração de aniversário, amanha chego aos 53 anos. Amanhã saio para Frankfurt, de lá para casa. Bom regresso para mim!




hummmm
huuummmm
Durer - os quatro apóstolos

Auto-retrato - Durer




Um comentário: