Pesquisar este blog

domingo, 18 de setembro de 2016

Madrid, 18 de setembro de 2016.

Plaza Mayor hoje de manhã.
Cheguei a Madrid hoje de manhã. Me aguarda uma semana de trabalho em três diferentes cidades da Espanha. Mas hoje o dia foi de relaxamento e passeio. 
Sempre bom vir à Europa e este país aqui é cheio de detalhes que gosto muito. Como por exemplo jamon Ibérico e queso manchego. Hummm...
Ruas de Madrid hoje ao nascer do dia.
O principal programa do meu domingo foi caminhar. Caminhei muito, o que é bom para a saúde e para chocar os ovos do Pokemon. Um belo dia de início de outono, temperatura agradável, acho que todo mundo teve a mesma ideia e as ruas estavam lotadas. Andei por alguns dos lugares obrigatórios no centro histórico de Madrid.  Paseo del Prado, Calle Carmen, Gran Via, Puerta del Sol, Plaza Mayor. Destaque para o Mercado de São Miguel, perto da Plaza Mayor. Um conjunto de pequenos lugares para se comer e beber, quase sempre em pé. Preciosidades, salgadas e doces, de diferentes lugares da Espanha. Não comi ali, mas só pelo visual sei que dá para recomendar.
Apesar dos lugares serem lindos, meu humor hoje não estava para flanar. Talvez o cansaço e o fuso horário, talvez a ausência de novidades. Mudei de rumo e resolvi colocar como objetivo do dia visitar as duas principais obras pictóricas de Madrid. Fui ao Museo Reina Sofia ver Guernica, de Picasso e ao Museo del Prado ver As Meninas, de Velásquez. Ótima decisão.
Guernica - Foto do site do Museu La Reina
Guernica é muito mais recente, de 1937, um óleo enorme, quase um mural. Ele retrata o bombardeio aéreo de Guernica, cidade Basca, pelos nazistas com apoio e apoiando o Franquismo, neste mesmo ano de 1937, nos primórdios da II Grande Guerra. Suas expressões de lamento, horror e dor impressionam e emocionam, quando você entra na vibe do quadro. O fato de ser em preto e branco também é marcante, como que expressando um mundo sem cores. Mas, como sou clássico, gosto mais do As Meninas. Li aqui que este quadro é considerado um dos mais importantes da arte ocidental. Ele impressiona. Eu, que não entendo nada, fico embevecido com o olhar dos diferentes personagens do quadro. Alguns te acompanham por onde você vá, outros você não consegue encarar mesmo mudando de ângulo. Muito, muito impressionante. Também o cachorro, meio cochilando recebendo um afago com os pés de uma das meninas que dão nome ao quadro merece destaque. E ainda o fato do artista nos colocar no ângulo de um espelho. Todos no quadro, inclusive o próprio Velasquez, que se autorretrata na obra, estão de frente a um espelho. 
As Meninas, de Velasquez - foto do site do Museo do Prado.
Nos dois museus logicamente tem muitas outras obras lindas e valem muito a visita, mais ou menos rápida de acordo com o gosto de freguês. Mas não ir é quase um pecado.
Depois de cumprir meu nobre objetivo do dia ainda tive tempo para um passeio no Jardins do Retiro. Bonito, com 400 anos de história, este estilo de jardim real, hiper organizado. Para o meu gosto, até demais. Me fez lembrar uma avó, presente em um dos livros da saga Em Busca do Tempo Perdido, que passava pelo jardim quebrando algumas plantas. Colocavam na conta da senilidade, enquanto ela afirmava que o jardineiro que deixava tudo tão meticulosamente arrumado não entendia nada de natureza! Mas para não ser injusto, vou deixar registrado que o Jardins do Retiro é lindo, muito vivo, muitas famílias com crianças, casais de namorados e desportistas aproveitando sua pista de jogging. 
Depois foi jantar, jamon y pan e regressar ao quarto, ao entardecer, quase nove da noite, horário de verão daqui. Amanhã tem trabalho. Xô preguiça...

Jardins do Retiro

Jardins do Retiro

2 comentários:

  1. Maravilhoso poder "viajar" com vc um pouco e conhecer esses lugares lindos.. Muito obrigada.. Pois pra nos que nunca viajamos (apesar de ser uma coisa que tenho como objetivo de vida) e muito valido os detalhes que vc descreve rão bem.. Denovo te agradeço Muito obrigada amigo. Que Deus te abençoe.bjus

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso poder "viajar" com vc um pouco e conhecer esses lugares lindos.. Muito obrigada.. Pois pra nos que nunca viajamos (apesar de ser uma coisa que tenho como objetivo de vida) e muito valido os detalhes que vc descreve rão bem.. Denovo te agradeço Muito obrigada amigo. Que Deus te abençoe.bjus

    ResponderExcluir