Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de junho de 2011

TORONTO - terça, 07 de junho de 2011

Pouco para contar de hoje, escola até as três da tarde e depois ainda fui estudar um pouco de inglês.
      Como destaque do dia, o fato de ter ido ver a despedida do Ronaldo da seleção brasileira em um restaurante brasileiro em Toronto. Bom programa.
      Na real eu havia até esquecido da partida hoje, mas fui porque era a comemoração de aniversário de uma amiga da escola. Acabei gostando da coincidência de ter a oportunidade de ver o jogo em um ambiente como este. 
      Nos encontramos  em frente da student house e fomos em um grupo de quase vinte pessoas, como sempre dos mais diversos países. Bem legal. O Restaurante se chama Rio 40 graus, é muito conhecido pela comunidade tupiniquim aqui em Toronto e fica na 1256 Saint Clair Avenue West. Atendentes todas brasileiras, na TV jornal Nacional e novela das oito como aperitivos para o jogo, clientes falando português, cardápio brasileiro. Brasileiro? Ops... mais ou menos... é que realmente é difícil definir o que é comida brasileira... no cardápio tinha pizza e penne, Italianos, quibe, que vem do Oriente Médio e strogonoff, de origem Russa. Certo, também picanha com fritas e farofa, que ao menos é bem abrasileirado. E, como destaques genuinamente nossos, moquecas de camarão e peixe com direito a leite de coco e pirão, arroz com feijão, aipim frito e carne seca. Eu comi apenas uma salada, mas provei a picanha e estava super honesta. Os outros pratos que vi sobre a mesa estavam bonitos, e quem os provou, coreanos, espanhóis, alemãs, suíços, franceses, marroquinos e até brasileiros fizeram cara de felizes.
    Eu realmente não sou muito de procurar comunidade brasileira, comida ou música brasileira, e tudo o mais que nos faz sentir em casa, quando estamos viajando. Não sei se porque sou um estrangeiro profissional ou porque minhas ausências são normalmente curtas, o que me faz querer viver o alheio. Mas o fato é que gostei de ter vivido esta experiência hoje. Show!
       Acabou o jogo e voltamos. Alguns de ônibus, outros caminhando. Eu voltei caminhando, tenho gostado de andar de noite pelas ruas de uma cidade grande, viva e segura.
       Tenho que organizar meus últimos cinco dias por aqui. Tem várias coisas que ainda não vi e se eu vacilar, o tempo passa e fico na dívida. A quantidade de coisas para ver e fazer por aqui é realmente impressionante.
     Cheguei tarde, era meio longe o restaurante, estou cansado e amanhã tenho que levantar cedo. Melhor ir dormir.

Um comentário:

  1. Essa história de brasileiro que só quer andar com brasileiro é bem irritante. Por aqui tento além de aprender sobre a cozinha portuguesa, entender sobre mais sobre os países vizinhos. Mas confesso que foi bom comer uma feijoada essa semana. Alias, strogonoff segundo minha amiga que fez gastronomia é polaco e orginalmente é feito com mostarda e não creme de leite.

    ResponderExcluir