Pesquisar este blog

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Quito, 30 de novembro de 2015.



Centro Histórico de Quito -
Plaza de la Independéncia
, do século XV
Hoje foi um dia tranqüilo. Pela manhã tive tempo de ir com dois amigos brasileiros ao Centro Histórico de Quito. Um casario colonial respeitável e bem conservado. Segunda de manhã, estava cheio, aquele vai e vem característico do centro de grandes cidades. Caminhamos por pouco mais de duas horas, conversando, tirando fotos, entrando em Igrejas – Quito é mais uma destas cidades conhecidas por ter uma Igreja para cada dia do ano. Uma das que entramos foi a de São Francisco, suntuosa, acho até que ele vai ter que voltar, parece que seu exemplo de simplicidade não foi bem entendido. 
Praça, Monastério e Igreja de São Francisco
Esta Igreja é um dos pontos mais famosos de Quito e fica em frente à praça do mesmo nome. Ouvi que ela foi construída sobre um templo Inca, e no interior da igreja podem ser vistos símbolos Incas, como o sol. Está claro? Constroem a Igreja em um lugar sagrado e colocam uma iconografia conhecida pelo povo local mesclada com a Cristã. Maneira inteligente de vender o seu peixe, né? Em todo continente foram usadas este tipo de artimanha para converter povos locais ao Catolicismo. Bom se esta fosse a parte ruim do que foi feito com os indígenas nos últimos quinhentos anos estava até muito bom. 
Agradável Café, Centro Histórico de Quito
Ainda tivemos tempo para um bom expresso, em uma cafeteria muito simpática e que torra seu próprio café ali mesmo. O café equatoriano tem boa fama e este de hoje não decepcionou.
À tarde passei no próprio local do evento, uma espécie de Casa de Retiros, bem localizada, simples e cômoda. Entre pequenas reuniões acertando detalhes do evento que começa amanhã, recebendo participantes de outros países, participando de parte do Encontro Nacional de Sistemas Participativos de Garantia e preparando o que tenho que falar nesta semana.
Hoje o tempo estava a maior parte do dia nublado, e não pude ver  o Cotopaxi, o vulcão que cuida desta parte do país. Espero que esta semana ele apareça para nos cumprimentar. Está inativo há décadas, mas acharia bem legal ver o Cotopaxi  soltando fumaça, só para nos deixar como um bom escoteiro, sempre alerta! 
De noite jantamos juntos, cerca de 25 pessoas de 11 diferentes países. Alguns que nos vemos há décadas, outros que conheci hoje. Todos na mesma onda. Boa prosa, aproveitamos para adiantar alguns assuntos de amanhã e tomar uma garrafa de tequila como boas vindas, presente de um velho conhecido mexicano. Agora são dez da noite, terminei de escrever meu breve relato, hora de dormir para amanhã estar inteiro. Fui!
Casa no Centro histórico de Quito.

À venda em uma botica - igualdade de gênero,
tem para todo mundo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário