Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Quito, 29 de novembro de 2015.

Fui atrás desta cerveja artesanal,
mas estava fechada...
Estou no Equador. Mais precisamente em Quito. Organizando junto com amigos equatorianos o III Foro Latino-americano de Sistemas Participativos de Garantia (SPG). Os SPGs são uma forma de garantir que os produtos que chegam ao mercado com o adjetivo de orgânico são o que dizem que são: orgânicos. Esta metodologia, o SPG, foi sendo construída a partir de trabalhos e reflexões feitas na então Feira de Agricultores Ecologistas da Cooperativa Ecológica Coolméia, em Porto Alegre, nos primeiros anos da década de 90. Esta feira segue funcionando, ainda que a Coolméia não exista mais. Naquele momento criamos o embrião deste método e o chamávamos de certificação participativa. Com os anos o método foi sendo aperfeiçoado e divulgado através de trocas de experiências, encontros e seminários. Rapidamente passou a ser adotado por muita gente no Brasil e no mundo. Pouco a pouco vem sendo incorporado a legislações nacionais que tratam do tema. Se tornou quase um assunto obrigatório em Congressos da área. Não vou contar aqui como este método funciona, para quem se interessar é só buscar na net que acha fácil. Nem vou contar como é viver esta experiência de ver um processo em que participamos ativamente na criação ser adotado por centenas de milhares de pessoas em dezenas de países. Fica para outro momento. Por hora só digo que é uma sensação bastante interessante!
Visual da rua no Bairro La Mariscal.
E é por ter toda esta relação com o tema que organizo a cada três anos um encontro como este que estamos aqui. O primeiro foi no Brasil em 2009, depois em La Paz em 2012 e agora estamos em Quito. O encontro começa terça feira próxima e cheguei hoje para os últimos ajustes e para poder recepcionar aos quarenta participantes de  15 diferentes países. Alguns já chegaram hoje e é sempre prazeroso encontrar conhecidos que navegam pelo mesmo mar da agricultura ecológica só que em outras coordenadas!
Além disto, pouco para contar de hoje. No meio da tarde, tendo sido o primeiro a chegar e sem nada para fazer, resolvi ir caminhando até La Mariscal, o bairro boêmio de Quito. A caminhada foi boa, uns cinco km, mas não achei muita coisa. Imagino que a festa rolou até hoje de manhã e o visual era meio de fim de festa, quase todos os bares, cafés e restaurantes estavam fechados. 
Mais um aspecto do casario de La Mariscal
Na Praça Foch, uma espécie de centro deste bairro, estava tudo aberto, mas bem vazio. Espero ter tempo para voltar lá esta semana e ver o clima agitado que me deixou boas recordações da ultima vez que estive por aqui. 
Amanhã começamos aqui com um Encontro Nacional de SPGs, eles esperam cerca de 150 participantes de todo o país, e vai funcionar como uma reunião preparatória do Encontro Internacional, que como eu disse acima começa na terça-feira. Vai ser bem interessante participar. Amanhã conto.

Um comentário:

  1. Realmente importante e necessário resgatar um pouco da história dos SPGs - parece que nasceu como é hj!
    Linda cervejaria - imagino que a cerveja estará a altura do local.
    Aguardaremos mais notícias!

    ResponderExcluir