Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Galápagos, 08 de dezembro de 2015.

Tartarugas gigantes de Galápagos.
Mais um belo e intenso dia. Acordei cedo, tomamos um café especial preparado pela Flor e ficamos conversando sobre nossas vivências em Agroecologia. A casa é muito agradável, ampla, cercada de um quintal agroflorestal que eu não imaginava ver por estas bandas. 
Quintal agroflorestl da casa onde estou.
Aqui, com o rico solo vulcânico que caracteriza as ilhas, quando chove a vida abunda. E, em algumas partes da ilha, chega a chover 2000 mm/ano, o que é bastante. Nas zonas secas aqui chove 20% deste numero. 
Depois do café, fui ao centrinho de Bella Vista e peguei um táxi para ir a Tortuga Bay, em Puerto Ayora, considerado um dos passeios imperdíveis de Galápagos. O taxi me deixou no início da trilha, de 2,5 km. Era cedo, até chegar à baia vi apenas três ou quatro pessoas. Fiquei um pouco sozinho na praia e logo começou a chegar mais gente.
Saída da trilha e chegada na Praia Brava.
A caminhada é linda e por sorte hoje estava nublado. Primeiro se caminha por uma trilha muito bem cuidada, depois pela praia brava, até se chegar a baia onde estão iguanas e tartarugas. E muitos pássaros. 

Enquanto estava sentado na areia, só vendo o mar e ouvindo o vento e as marolas, às vezes um passarinho chegava bem perto. Olhava pra mim e se ia...
Às dez da manha chegou muito mais gente. E por sorte alguém que aluga caiaque e snorkel. Aluguei um e pude ver um pouco por baixo das águas, mas nada espetacular. Sem o snorkel, por cima, no mar, pude ver arraias, tubarões, que são bem pequenos, e tartarugas, que são enormes. E iguanas, muitas iguanas. 

E de tarde adivinha o que fui fazer? Trabalhar. Na real, nem sei se sei usar esta palavra direito. Reunião com produtores, em Galápagos, para falar sobre Agroecologia e conhecendo um pouco mais a realidade das ilhas. Isto é trabalho? É, acho que se costuma chamar assim.
A pequena reunião que participei.
Como comentei no post de domingo, estou na casa de uns amigos que estão trabalhando para o Ministério da Agricultura aqui de Galápagos. E por motivos óbvios existe a intenção de ecologizar a produção agro-pecuária daqui, com um programa que eles denominaram de bio-agricultura. 

Em 1959, foi criado o Parque Nacional de Galápagos, e 97% da área das ilhas foram incluídas, e apenas os 3% restantes estão disponíveis para agricultura. Este percentagem deverá ser envolvida neste trabalho de bio-agricultura.
Foi uma pequena reunião sobre a necessidade da criação de novos mercados para os produtos que vem da agricultura local e não do continente através de intermediários. O que eu fiz foi contar brevemente o que fazemos em relação a estes temas no Brasil e salientar que mercados conduzidos por agricultores devem ter alguns valores diferenciados, como é o caso dos produtos ecológicos.
Tartarugas gigantes de Galápagos.
Mas, o melhor da tarde foi antes da reunião, quando Francisco Abad, meu jovem anfitrião, me levou para ver uma propriedade que está bem na rota migratória das tartarugas e as podemos ver em quantidade e com tranqüilidade. Muito impressionante. São dezenas delas, gigantescas, pastando, de boa. Me deu vontade de ficar observado por horas. 
Copiei do Wikipédia: A tartaruga-gigante-de-galápagos, cujo nome científico é Chelonoidis nigra, é uma espécie de tartaruga  endêmica do arquipélago de Galápagos. É a maior espécie de tartaruga existente e o 10º réptil mais pesado do mundo, podendo chegar a 400 kg, com um comprimento de mais de 1,8 m.” 
Olha esta!!!
Não sei se vou conseguir contar aqui, é tanta coisa legal que os posts estão ficando grandes, mas vale a pena ler sobre a influência destas tartarugas na teoria da evolução de Darwin.
Senti que zerei a vida. Aperta o play, vamos começar a jogar de novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário