Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

Lisboa e Estremoz, 13 a 16 de fevereiro de 2024.

 

O Eu Profundo e ops outros Eus

Depois da jornada em Bissau, uns dias de férias. Ana e eu nos encontramos em Lisboa e vamos dar um giro entre Portugal e Espanha. Como gosto de fazer, vou caminhando e contando algo por aqui.

Entardecer na Rua Augusta

Chegamos na terça, dia 13, e alugamos um carro para sair de Lisboa no dia 15. Assim, foram dois dias passeando pela capital lusitana. Vou ser sintético em relação ao que fizemos: passeamos pela Avenida Liberdade, Bairro Alto, Santo Antônio, Rossio, Alfama e Graça. Isso tudo na quarta-feira, dia 14, acho que caminhamos uns 12 km. Ou mais, com o detalhe que se sobe e desce muitos morros. Tudo muito legal, mas vou destacar alguns momentos. Primeiro, uma menção honrosa ao Hotel Santa Justa. Mais que bom, super recomendo. Depois, o almoço no “A Merendinha do Arco Bandeira”. Um bacalhau à minhota, delicioso! Com vinho da casa, claro! Vou ainda mencionar a passada na Casa de Saramago, adorei ler um pouco sobre ele e saber mais da sua vida. Como escritor, considero Saramago umas das minhas principais influências. Estivemos, também, no café “A Brasileira”. Esse lugar era muito frequentado por Fernando Pessoa, e eu tenho um conto, publicado, que se passa, em parte, neste lugar. Sentar-me ali, pedir um café e ler o meu conto foi um momento-looping maravilhoso. Por último, vou falar que os pastéis de nata são deliciosos!

Rainha Santa, ao lado do Castelo


Ontem, quinta, pegamos o carro e viemos para Estremoz, região do Alentejo. Porque Estremoz? Porque vim aqui em 2015, com Ana e André, um grande amigo, e conheci a Pousada do Castelo, mas não nos hospedamos. Desde então, quero voltar para me hospedar. Acontece que o Castelo, hoje feito pousada, foi construído no século XIII, por determinação de D. Diniz, Rei de Portugal, para sua esposa amada, Isabel de Aragão, também conhecida, como a Rainha Santa. Isabel de Aragão é bastante conhecida no meio espírita, em função de várias histórias contadas, sobre ela, por Chico Xavier. Uma dessas histórias é a aparição de Isabel a Chico, em seu quarto, no dia 10 de julho de 1927, dois dias depois dele receber sua primeira mensagem psicografada. Ela apareceu e pediu a ele para ajudá-la na sua tarefa de dar pão aos pobres. Depois de um curto diálogo ele aquiesceu e, durante toda sua vida, cumpriu a promessa feita. Essa doação de pães tem relação com a própria vida dela como rainha. Digo isso porque um dos milagres que lhe é atribuído é o seguinte: ela tinha o hábito de distribuir pães para os pobres que se aglomeravam ao redor do Castelo. 

Capela da Rainha Santa, representação 
do milagre das rosas.

Eram muitos, lembremos que nessa época ou se era da corte, ou se trabalhava para corte, ou se pagava impostos à corte. Se nenhum dos três, era um miserável. Bem, talvez hoje não seja tão diferente… Mas voltemos à Rainha Isabel de Aragão. 

Esse hábito de distribuir pães, que ela levava na barra do seu vestido, fazendo-o de cesta, acabou por aumentar a aglomeração de pobres ao redor do castelo, o que levou o Rei a pedir a sua esposa para que não mais fizesse isso. Ela não obedeceu… fico pensando que quem deve obediência à sua consciência não aceita qualquer ordem… enfim, apesar da proibição, certo dia o Rei vê sua esposa se dirigindo ao lugar onde costumava doar os pães, saia dobrada, e pergunta se ela o estava desobedecendo. Ela diz que não… ele pergunta: “o que levas aí?”. Ela responde: “rosas!” Ele faz mais uma pergunta: “rosas em janeiro?” (vamos lembrar que janeiro é alto inverno). Ela abaixa a barra da saia e rosas caem ao chão. 

Interior do Castelo
As serviçais ficam todas impressionadas, pois sabiam que ali havia pão… acho linda essa história! É conhecida como “o milagre das rosas”. Óbvio que existem historiadores que questionam esse acontecido, mas os devotos sabem que é verdade. Aqui, no Castelo feito pousada, existe uma pequena capela, que foi feita em um lugar onde antes era um quarto para ela orar. Nesta capela, existem alguns quadros com os milagres da Rainha, e esse que narrei está ali. 

Sacaram porque vim à Estremoz? Visitar a Rainha…

Tem outro lado, que me trouxe aqui, mais mundano… rsrsrs… se hospedar em um castelo é muita onda! Impressionante pensar que foi construído há mais de 700 anos… e os quartos, entre o antigo e o novo, tudo impecável. O café da manhã? Digno da nobreza!

Que mais fizemos em Estremoz, além de curtir o castelo? Jantamos no restaurante “Venda Azul”. Eu comi um prato com diferentes cortes de porco negro, com miga de aspargos. Miga é um prato feito à base de pão alentejano, sensacional. E o porco negro… algo à parte! Ana comeu uma sopa, à base do mesmo pão e coentro. Ela adorou!

Açorda à Alentejana com ovo. 
A sopa local que Ana adorou!

Hoje, sexta-feira, depois do belo café da manhã e de ir visitar a capela da Rainha, fomos para Vila Viçosa. Escolhi ir lá porque é a terra da poetisa Florbela Espanca (“minha alma de sonhar-te anda perdida…”). Passeando pela muito simpática Vila Viçosa, encontramos um restaurante de nome Florbela Espanca! Claro que comemos lá! Ana, sopa de coentro, ela é meio a louca do coentro, e se achou aqui no Alentejo. Eu comi Alheiros de Mirandela. Demais demais demais. O corretor de texto reclama que escrevi três vezes a mesma palavra. Deve ser porque ele nunca comeu Alheiros de Mirandela. Demais, demais, demais. Se você está cansado de ler até aqui, lamento, mas vou contar a história deste prato, considerado, simplesmente, uma das sete maravilhas gastronômicas de Portugal.

É tipo uma linguiça, feita à base de carnes de aves, gado e porco, com massa de pão para dar consistência. Eu comi com arroz, ovo e batata frita.

Perguntamos ao dono do estabelecimento e ele explicou: “antigamente, os asiáticos viviam em Portugal, e eles não podiam comer carne de porco, então inventaram esse chouriço que misturava porco com aves para disfarçar que não estavam a comer porco”.

Asiáticos… bom demais, né? Bem, geograficamente ele está certo…

No restauranta Florbela Espanca,
pedimos o cardápio. Ele trouxe...

Além da informação do nosso anfitrião, fui ler sobre a origem do prato. A hipótese mais aceita é a de que ele foi inventado no final do século XV, por judeus (asiáticos…), que se instalaram no interior de Portugal depois de terem sido expulsos da Espanha pelos reis católicos. Para não serem perseguidos pela Inquisição, tiveram que fingir que consumiam normalmente carne de porco (animal proibido na religião judaica) e, por isso, criaram um tipo de chouriço apenas com outras carnes (vitela, coelho, peru, pato etc.) e massa de pão, para dar consistência. A receita teria, então, conquistado o paladar dos cristãos que, depois, incorporaram a carne de porco à versão original. Boa história, nem me importo se é verdadeira ou não, sei que “Alheiros de Mirandela” é bom demais!

Ainda vou falar de mais um momento gastronômico: ontem e hoje, fomos a um bar frequentado pelos locais, Restaurante Alentejano, e pedimos vinho da casa! Fomos em uma banca na praça, compramos queijo e pão e fizemos a nossa ceia. A dona do bar nos viu trazendo comida e perguntou: querem um prato? E eu achando que ela iria achar ruim trazermos comida para seu bar/restaurante…

Bom, fico por aqui. Com uma frase que ouvi em algum lugar: Amo muito tudo isso!

Hoje foi aniversário de papai. Ele iria adorar esse Castelo.

Escadas na Casa de Saramago

Janela de onde a Rainha via sua amada Espanha

Estremoz é famosa pelos seus bonecos
feitos em cerâmicas, por artistas
locais.

Na Casa de Florbela Espanca

Restaurante Flrobela Espanca

Ruas de Vila Viçosa!


7 comentários:

  1. Não posso deixar de dizer que em alguns momentos da leitura fiquem com muita fome (vontade de comer)

    ResponderExcluir
  2. Aliás me chama atenção os detalhes da gastronomia e suas histórias! E acho tudo demai demais mais, que se rale o corretor do Google 😅😅😅❗

    ResponderExcluir
  3. Também fiquei com fome e prazer de ler o bom escriba botafoguense

    ResponderExcluir
  4. Que bacana aproveitem meus queridos amigos

    ResponderExcluir
  5. Maravilhoso relato! "Alheiros de Mirandela", me aguarde🙏

    ResponderExcluir
  6. Alegria de andar nas terras portuguesas, na trilha de queridos amigos. Me deu muita vontade de conhecer Portugal!

    ResponderExcluir
  7. Ao vir para Portugal, não deixe de provar pão de Deus com queijo e fiambre. E alheiras. Depois acompanho para ver se gostaram.

    ResponderExcluir