Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de janeiro de 2023

Epuyen, 21 e 22 de janeiro de 2023

 

Lago Epuyen, lado da casa de Marcela e Uberto

Já foi dito que quem tem amigos tem tudo. Também muito se fala que a Patagônia é uma das regiões mais bonitas do mundo. Passar um fim de semana na Patagônia com amigos especiais é uma receita feita para dar certo. E deu, muito certo!

Mesinha da cabana, onde comecei a 
escrever meu próximo livro.
A cabana de Pipo e Maria é um pedacinho de paraíso. Simplicidade e bom gosto gerando luxo. O entorno exala paz, e a janela do cômodo único dá para um lindo gramado, com pássaros selvagens que por vezes dão o ar da graça, e algumas árvores ao fundo. Ali comecei escrever meu próximo romance. Aguardem.

Sobre o fim de semana: sábado fomos visitar um casal de amigos de Pipo e Maria. Diego e Alumina. Eles são donos da https://www.cabañashaciaelsur.com.ar

Visual da horta da casa de Alumina
e Diogo
Deem uma olhada nesse link e vejam a beleza que não vou tentar descrever aqui. Ele também é agricultor e construtor, ela massagista e terapeuta, com um centro holístico em El Bolsón, a cidade onde nasceram e vivem, ao sul de Bariloche.

Conversamos muito, tomamos vinho e comemos um belo assado. Na volta ainda fomos, com Maria, à festa do artesão, em Epuyen. Uma “fiesta de pueblo”, que me mostrou uma Argentina que eu não conhecia, mais indígena e interiorana. Compramos cerâmicas, chocolates, queijo e ouvimos música.

Festa dos artesãos!
Hoje, domingo, foi o ponto alto da viagem. Passamos a manhã na nossa cabana e por volta do meio-dia passamos na casa de Maria. Outra Maria, vizinha que está hospedando nossos anfitriões que preferiram sair da cabana e nos deixar sozinhos, mais à vontade, já que o espaço é pequeno. Casa lindíssima, pessoa lindíssima. Daí fomos até a beira do lago Epuyen, onde Uberto nos buscou na sua pequena lancha para irmos à sua casa, dele e da Marcela, do outro lado do lago. Junto estavam Lucas e Jillian, outro casal de amigos dos amigos, a essa altura já amigos!

Ana e Marcela de prosa...
E foi ali, do outro lado do lago, que passamos o dia. Outra vez um assado e vinho (afinal, estamos na Argentina!), mas também saladas, verduras, sorvete, bolo, brownie, chá, sucos… passamos o dia comendo, conversando e aproveitando a paisagem.

Esses casais de amigos se conheceram em sua época hippie, viajando pelo mundo. Ouvir suas histórias me fez sentir-me sem histórias para contar, eu que normalmente acho que vivi muitos bons causos. É que essa galera saiu para viajar com menos de vinte anos, rodou mundo, sem dinheiro e apostando na generosidade da vida e de quem passassem por eles. Era a forma de dizer não ao “sistema” ao qual de alguma forma precisavam se opor. Estou falando do fim dos sessenta e início dos setenta, essa galera é de uma geração anterior a minha. Se opuseram ao sistema e me sinto meio devedor deles. Considero que a Agricultura Orgânica ou, se preferem, a Agroecologia, é um pouco a ponte que une esse movimento que eles vivenciaram aos dias atuais.

Não posso contar aqui tudo que ouvi. Mas ouvir Pipo e Uberto contando de como, no início dos setenta, conheceram um tal de Alceu Valença em um bar do Leblon e acabaram com a chave do seu apartamento para passar uma noite por lá é impagável. Ouvir Jillian e Lucas contando de como fizeram para voltar da Índia para a Europa, sem uma rúpia no bolso, de carona, é quase inacreditável! Ela com hepatite, eles cruzando Paquistão, Afeganistão, Rússia, para chegar a Roma… meses e meses… sem grana… que onda! Ouvir Maria, a nossa nova amiga de 80 anos, falando sobre seu tempo de viagens, também na onda hippie, pela Califórnia, foi igualmente único. E o documentário sobre música que Uberto fez em Cuba nos anos oitenta, em pleno momento de força do regime Cubano? Histórias e histórias… emolduradas pelas montanhas e pelo lago Epuyen. Ah, tomamos um banho no lago, água fria, mas suportável. Sensacional!

Voltamos a cruzar o lago, regressamos com esse dia incrustado na memória. Esse não se apaga, tampouco se paga. Mais uma dívida com Maria e Pipo!

E agora de noite ainda fomos no restaurante do camping aqui perto da “nossa” cabana. As duas Marias, Pipo, Ana e eu. Tomar uma cerveja artesanal e comer uma batata frita. Apenas para esticar um dia que merecia ser esticado. Ou eternizado.

Esse foi meu fim de semana patagônico, por essas lindas terras austrais. Olhem as todos e vejam se exagero quando falo da beleza do lugar...

Amanhã seguimos para Villa Angostura, em direção ao Chile!



Ana e Maria, na festa dos artesãos

Lago Epuyen, visto desde o terreno de Maria e Pipo

Lago Epuyen, viso desde a casa de Marcela e Uberto

Praia da casa de Marcela e Uberto, Lago Epuyen

Janela da sala, casa da Marcela
e do Uberto


Para lembrar deste dia!



8 comentários:

  1. Que lugar mais lindo!!! E vamos conversar, quanta história boa vc deve ter ouvido... Não existe melhor forma de existir, interagindo. Compartilhando. Co-existindo. Obrigada por compartilhar 🙏🏼

    ResponderExcluir
  2. Muito legal. Maravilhoso.

    ResponderExcluir
  3. Adorando as férias casal!! Essa praia particular é de ficar pro resto da vida!! Bjs

    ResponderExcluir