Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Biofach, Nuremberg, 17 de fevereiro de 2017.

Parte dos estandes da Itália
Hoje foi outro dia inteiro na Biofach. A maior feira de produtos orgânicos do mundo realizada sempre no mês de fevereiro, em Nuremberg, Sul da Alemanha. Venho todos os anos, creio que esta é a 11ª vez que participo. Tenho a impressão que já foi maior, mas não posso afirmar sem dar uma olhada nos números dos anos passados.
Nos dois últimos posts falei dos números relativos ao mercado e à área cultivada com produtos orgânicos. Agora vamos dar uma olhada na quantidade de produtores certificados como orgânicos no mundo.
Peru também usando o marketing
dos super alimentos!

No total são 304.603, México com 200.039, Uganda com 190.670 e Filipinas com 166 mil produtores completam os cinco primeiros lugares. São seguidos por Tanzânia (148.610), Peru (96.587), Turquia (69.967), Paraguai (58.258) e Itália (52.609). 
Aspecto do estande da índia, que é um
dos maiores da Feira
Estes dados que apresentei neste parágrafo anterior e nos dois últimos dias ficam mais interessantes quando analisados em conjunto, cruzando-os. Vou dar só um exemplo. Os dois primeiros países do mundo em área de produção orgânica são a Austrália e a Argentina, com pouco mais de 32 e 3 milhões de hectares, respectivamente. Se vemos o número de produtores vamos encontrar a 3.580 na Austrália e 1.074 na Argentina.
Agora cruzamos com os dois países líderes em número de produtores, Índia e Etiópia, com os mencionados acima 585.200 e 304.603. Suas áreas de produção Orgânica são de 1.180.000 ha na Índia e 186.155 ha na Etiópia. Fizeram a conta? Vou facilitar. Dividindo área cultivada pelo número de produtores, encontramos:
Austrália - 6.332 hectares por produtor
Argentina - 2.867 hectares por produtor
Índia - 2,06 hectares por produtor
Etiópia - 0,91 hectares por produtor
Itália - 28,7 hectares por produtor
Acrescentei Itália, país rico com muitos produtores para nos dar outra referência. A Itália tem 1.492.579 hectares orgânicos certificados divididos por 52.609 produtores.
Estande com as cooperativas de agrcultrores
familiares do Brasil
Sacaram como é interessante cruzar os dados? E dá para retirar muitas outras informações com estes números. Vou ver se me animo e escrevo um artigo sobre isto.
E o Brasil? Bom, no Brasil não temos dados precisos. O que está relatado no documento sobre o que tínhamos em 2015?
ü  750 mil hectares, 0,3% da área agricultável
ü  10.323 produtores
ü  Não temos dados sobre a fatia de mercado ocupada pelos produtos orgânicos certificados.
Bom, saindo dos números. Em termos de presença do Brasil na feira, mais um ano fraco. São dois estandes, um ocupado por empreendimentos da Agricultura Familiar e outro por empresários de maior porte. Já vi o Brasil aqui na Feira melhor representado e com mais apoio do Governo.
Voltando a algo que falei ontem. Reforço a tendência a falar em superfoods, produtos antigos ganharam este novo adjetivo.

chocolates!
Mudando de assunto: Uma das coisas legais aqui na Feira é perceber os diferentes mundos. Chocolate e café por exemplo. São oferecidos de maneira cada vez mais Gourmet. Chocolate Vegano ou com leite, com ou sem nozes ou glúten, com diferentes tipos de açúcar, diferentes teores de Cacau, origem ou origens do cacau identificadas na embalagem e mais e mais detalhes. Café também, com sua origem, aromas e gostos, diferentes blends buscando o melhor sabor.
O conceito de terroir, palavra francesa que significa o sabor originário daquela terra aliada ao conhecimento local de um espaço onde determinado alimento foi produzido, passou dos vinhos para estes outros mundos. Além do cacau e do café, aqui também se nota no azeite de oliva.

Falei em vinho? Pois aqui na feira tem uma "vila" com vinhos e vinhos para livre degustação. Ruim né? Vinho orgânico, de alta qualidade, de diferentes países, 0800. E eu adoro um 0800...
Pois foi aí que passamos a última hora da Feira hoje... Leandro, que trabalha conosco, Ângela, uma amiga de muitos anos que encontramos aqui, Ana e eu.

E para terminar ainda fomos para a festa do país homenageado, que este ano foi a própria Alemanha. O bom é que a night termina cedo, e pouco depois das dez já estávamos no quarto quente com três graus de temperatura lá fora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário