Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

Extremoz, Zafra e Sevilha, 17, 18 e 19 de fevereiro de 2024

 

Plaza de España, Sevilla!

A viagem segue intensa. Sábado, começamos o dia pela feira de Estremoz, que reúne comidas e antiguidades. Muita bacana de ver, atrai pessoas de toda a região. Depois, pegamos o carro e fomos à Évora, a mais famosa cidade do Alentejo, dar um rolê e ver o Templo de Diana, uma ruína Romana do século I. Lá, descobri que estudos recentes mostram que o templo na verdade foi erigido em homenagem ao Imperador e não à Diana. Achei bem sem graça. 

Templo Romano, em Évora

É a terceira vez que vou a Évora, a cidade é realmente muito bonitinha. O maneiro é que me confundo e sempre esqueço como ela é, aí sempre parece que estou indo pela primeira vez… acho lindo, me surpreende, admiro, tenho todas as sensações de ver algo novo. Bem bom, a vida deveria ser assim, sem memória, uma eterna surpresa, uma constante emoção da descoberta.

Ontem de manhã, domingo, saímos de Estremoz em direção à Sevilha! Depois de meia hora em terras espanholas, paramos na simpaticíssima Zafra, conhecida como “La Sevilla Chica”. Muito agradável, paramos na praça e pedimos uma cerveja só porque o lugar e a hora exigiam.

Existem dois lugares nos quais sinto um especial enlevo. Um em frente ao mar, no qual não vou falar agora, outro em um restaurante ou café dessas praças secas, tão comuns na Europa, mas também presentes nas cidades latino-americanas. O casario antigo, as mesas ao sol, o encontro das pessoas… nesse lugares, normalmente, a história também se senta e o pensamento caminha pelos séculos que desfilam nas varandas e seus arcos, nos balcões, muitos com flores dependuradas, nos lampiões, nas pedras irregulares das ruas. 

Plaza Grande, Zafra

A parada em Zafra, passar um tempo na “Plaza Grande”, ao lado da “Plaza Chica”, me deu essa paisagem, esse enlevo, e deu gosto de quero mais. Mas tínhamos uma cidade encantadora pela frente, seguimos viagem.

E uma hora e meia depois, pousamos em Sevilla. Havia estado aqui em 1996. Claro que não achei a Sevilha incrustada nos meus sonhos. A cidade cresceu… mas, principalmente, parece que todo mundo resolveu vir a Sevilha no mesmo dia. Gente, muita gente. Problema bem comum no turismo nos dias atuais. Mas mesmo tão cheia, quase desagradavelmente cheia, ela segue linda, acho mesmo que deslumbrante é uma palavra que cabe

Impressionante a quantidade de monumentos para se ver, assim como impressiona o quão agradável é passear pelas ruas da cidade velha, que guarda inequívocos traços das culturas moura e judaica. Famoso em Sevilha também são as tapas. O Sevilhano gosta de dizer que aqui se vive para comer, beber e bailar. “Tapas” tem a ver com comer e beber. “Ir de tapas”, significa sair, muitas vezes de bar em bar, ou restaurantes, pedir algo para beber e umas tapas. 

Tapeando por Sevilla!

Podem ser tanto queijos, salames e presuntos quanto versões em miniaturas dos pratos do restaurante, seja um peixe, um bacalhau ou uma carne. Se um prato custa 12/15 euros, o equivalente em uma tapa custará 4/5. Delicia, assim se prova muito mais sabores. Entre domingo e segunda, além de caminhar, beber e comer, fomos visitar vários pontos de interesse. Menção especial à Plaza Espanha e ao Alcazar. Este último, um Palácio construído pelos mouros no ultimo século do primeiro milênio e remodelado pelos espanhóis após a expulsão dos árabes, no século XIII. Um local incrível, de beleza ímpar. Nem vou descrever aqui, eu não conseguiria, e é muito fácil achar informações sobre ele.


Show Flamenco

Procuramos um lugar pequeno, buscando um show menos glamoroso e mais local. E acho que acertamos. Foi parecido com que eu achava em 1996, nos pequenos bares da cidade sempre havia alguém cantando e dançando flamenco. Agora está tudo menos artesanal, mais industrial… não apenas aqui, em todos os lados se monetiza tudo. Mundo moderno. Ainda assim, mesmo cheia e sem o glamour e o aconchego de uma cidade menor, vale muito a pena conhecer a capital da Andaluzia. Acho que acertei em ter escolhido voltar aqui, ainda mais no meu aniversário!

Amanhã de manhã ainda damos um rolê por Sevilha e no meio do dia partimos em direção ao Norte. Se sair como o planejado, dormimos em Salamanca, quinta chegamos a Bilbao! Quero muito conhecer o País Basco!


Sevilla es una maravilla!!!


Detalhes do Reino de Sevilla!


Alcazar!



Jamon y Queso! Cada fatiazinha dessa custou
um euro... mas é bom...



3 comentários:

  1. Flanar, andar com inteligência, reparando, vivendo. Belas narrativas de viagem,Laércio!

    ResponderExcluir
  2. Maravilhosa andança e maravilhoso relato. Viajando junto e curtindo uma nostálgia! Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Adorei sua viagem! Parabéns Laércio! Bjsss

    ResponderExcluir