Pesquisar este blog

sábado, 1 de outubro de 2011

Seul, 01 de outubro de 2011


Templo Bongeunsa, Seul
Finalmente pude ver um pouco de Seul hoje. Conhecemos um Peruano que vive por aqui, e ele se dispôs a ser nosso guia. Com as dificuldades de comunicação em função da língua, foi fundamental ter alguém nos explicando um pouco o país e o que víamos. Foi como por legenda em um filme estrangeiro.
Loja de produtos eletrônicos
Começamos por uma loja de produtos eletrônicos. Nunca tinha visto algo assim, mas não chega a ser exatamente surpreendente, afinal estamos na Coréia do Sul. Uma viagem o tamanho da loja, os preços, a variedade de coisas. Não apenas computadores, celulares ou máquinas fotográficas. Também tampas de vaso sanitário eletrônicas, que limpam e secam nossas partes intimas. Com água e vapor na temperatura escolhida por nós! Tablets, jogos eletrônicos e todo tipo de acessórios inúteis que podemos imaginar. Um verdadeiro templo de consumo contemporâneo.
Mesa, local para cozinhar, coifa
O almoço foi como de boas vindas à culinária Coreana. O restaurante, simples, já anuncia nas mesas vazias que algo diferente nos espera. Nas mesas um espaço para se colocar brasas, onde com uma panela ou uma grelha cozinharemos nossos pratos. Sobre este espaço, uma coifa para que os clientes não saiam defumados do restaurante. A obsessão do Coreano com a saúde tem na sua forma de se alimentar uma de suas expressões mais visíveis. Hoje comemos algo pesado para os padrões locais. Para os padrões locais, porque se como o que comi hoje todos os dias, entro em forma rapidinho. Vou tentar explicar. A carne, em tiras pequenas, é colocada crua sobre a mesa, levemente temperada com sal. Nós mesmos a cozinhamos. Em pequenos potes existem porções de alho fatiado, cebola, molho de pimenta, pimentão, uma salada com verduras fatiadas, e folhas de alface e de outra planta, que me pareceu amoreira. Então, a onda é fazer trouxinhas com uma destas folhas, recheadas com carne e tudo o mais que descrevi acima. Devemos colocar estas trouxinhas de uma só vez na boca. Muito bom, e não apenas eu achei, mas todo o grupo, que era de diferentes países. Chama  a atenção que a  comida era quase toda crua, apenas a carne é grelhada. Muito legal, não apenas a comida, mas o entorno, a preparação, o conceito de se alimentar de forma saudável. Faltou apenas ser servido no chão, que é o mais comum por aqui. Fica para a próxima.
Grelha, na nossa mesa
Verduras, molhos, que comemos
com carne, enrolados alface, 

            O melhor estava reservado para o fim do dia. Fomos ao segundo templo do dia, desta vez Budista. Além de naturalmente lindo, como costumam ser os Templos Budistas, chama a atenção por estar encravado na cidade, por sinal moderna e agradável mesmo sendo enorme. O nome do Templo é Bongeunsa e fica perto da estação Samsung do metrô. Para mim foi muito curioso ver que na mesma foto se pode colocar o World Trade Center (sim, aqui tem um WTC), o Hotel intercontinental e o Templo de mais de 1200 anos. Foi construído no ano de 797. Realmente deslumbrante, provavelmente não apenas pela arquitetura, mas por aquela sensação agradável, de paz e serenidade, que caracteriza estes lugares. 
Voltei para o hotel com a sensação de que tem muito o que ser visto nesta cidade. O dia de hoje deixou gosto de quero mais. Veremos o que o dia de amanhã me reserva. 
Templo Bongeunsa, Seul

Nenhum comentário:

Postar um comentário