Pesquisar este blog

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Seul, 05 de outubro de 2011.

Dia de despedir de Seul. Antes disto ainda tive que fazer minha palestra. Foi mais ou menos, acabei lendo porque não tenho suficiente confiança em Inglês para simplesmente falar. Mas estou feliz com o resultado, digamos nota seis.
A assembleia de IFOAM terminou na hora do almoço. Palmas, abraços e despedidas emocionadas. Eu vejo de fora, não sinto este espaço como prioritário para meu trabalho, mas foi bom ter vindo e me inteirar dos esforços de IFOAM, que sempre representou uma Agricultura Orgânica ligada ao mercado de exportação e com um cunho mais elitista, se aproximar mais da agrobiodiversidade, do conhecimento local, das diferentes culturas ao redor do mundo, das cadeias curtas de comercialização.
Depois disto fui para um hotel no centro de Seul, já cansado de ficar tão longe da cidade. Bom. na verdade era algo que eu pensava que era um hotel, mas na verdade era um motel! Em uma região cêntrica  perto da estação Sinchon. Uma viagem! No quarto tem TV de 50 polegadas, dois desktops, sim, dois desktops, Wii, dois controles remotos que ate agora não sei para tudo que servem, mas sei que moviam cortinas e acionavam as luzes, além dos aparelhos eletrônicos. Realmente uma viagem. Não dá para pensar em Seul sem pensar em tecnologia, no metrô todos conectados, internet gratuita nas estações, rodoviárias, aeroportos, cafés, restaurantes.
Depois saí para passear e acabei em outro templo Budista. Este se chama Jogyesa. Maior que o eu havia visto sábado passado,  mais tumultuado, mais gente, menos tranquilidade. Mas absolutamente lindo. Vou até colocar mais fotos do que normalmente faço aqui para que vocês vejam e tenham uma ideia. 
De noite fomos jantar no mesmo lugar que eu havia ido ontem pela tarde, Insadong. Desta vez, acompanhado por pessoas que conheciam o lugar, fomos a um restaurante mais típico, destes que as mesas são baixas e a gente senta no chão. Delicioso, tanto o local quanto a comida.
Ainda tivemos tempo de sair caminhando, por uma rua muito legal, estilo Boulevard, no centro da rua uma área rebaixada, tipo um canal com água artificial, calçadas dos dois lados, bancos para sentar, com muita gente passeando. Era meia-noite, a rua relativamente cheia, paramos em um bar onde se vendia cerveja de todas as partes do mundo. Fizemos um breve pit-stop.


Foi bom ter visto Seul, acho difícil que eu volte por aqui, não entra na minha lista de locais preferidos. Agora são quase duas, saio deste hotel às cinco da manhã. Daqui a pouco. Ir a Pequim era um sonho de tempos, amanhã realizo. Show! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário