Pesquisar este blog

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Seul, 03 de outubro de 2011

Vista geral de um dos prédios do Organic Museum
Como já havia comentado, hoje é o primeiro de três dias de assembleia de IFOAM. Como toda assembleia, chata. O que valeu foi conhecer o lugar. Um Museu Orgânico, em uma cidade da Grande Seul chamada Namyangjy. Inaugurado esta semana, construído tendo como motivação ser inaugurado durante este Congresso que estou. Impressionante. Ouvi por aqui que o terreno custou 40 milhões de dólares. Fora a construção, que pode ter chegado a outros dez.
É uma área grande, onde existem dois prédios principais, onde ficam o restaurante, um mercado, uma cafeteria, um auditório e o Museu, como atração principal. Entre os prédios um anfiteatro ao ar livre, e uma área que imita uma fazenda, com plantações demonstrativas. Tudo orgânico.
Arroz no Museu Orgânico
O Museu é bem tecnológico e bastante interativo. Telas, filmes, computadores, jogos. Pensado para crianças, muito legal, conta a história da agricultura, mostra dentre outras curiosidades uma réplica do local onde foi achada uma semente de um tipo de arroz de aproximadamente 13000 anos. Se algo existe neste país é história. Ainda aprendemos sobre a formação dos solos, sobre os problemas ambientais, dos agroquímicos, dos alimentos industrializados e depois conta a história da Agricultura Orgânica tanto no mundo quanto na Coréia, chegando até os dias atuais.
Jogo interativo sobre Food Miles
Vou contar apenas uma das atrações do Museu. Em um canto, na parede uma TV de 60 polegadas. Embaixo uma bancada com oito diferentes tipos de frutas de plástico. Podemos pegar  uma fruta destas e colocarmos em uma tigela, que fica na mesma bancada abaixo da TV. Aí, na tela da TV aprece um aviãozinho carregando a fruta desde seu local de origem até Seul, com um contador de quilômetros que nos dá então a quilometragem percorrida pelo alimento. E aí descobrimos que a maçã roda apenas 200 km até o mercado e a uva 18.000. Tudo isto com design e musiquinha para crianças. Genial! 
Muito legal o tal do Museu Orgânico, e para nós que somos da área estamos todos aqui de acordo que nunca havíamos visto isto em outro lugar. Como não conseguimos entender a realidade local, como já disse é como um lindo filme, vibrante, mas sem legenda, fico me perguntando por que todo este investimento. É um reflexo da realidade ou busca ser uma ferramenta para alterá-la? Sendo um ou outro, ou uma mescla dos dois, segue sendo muito interessante.
Videos sobre AO no Organic Museum
Bom, depois da Assembleia voltamos ao hotel. Rolou um jantar de confraternização que assim como o almoço achei mais interessante do que gostoso. Tudo orgânico, legal, saudável, mas não tão saboroso. O que me explicaram aqui é que o prazer do Coreano é comer o que faz bem para sua saúde. Ainda chego lá. Saudável e magrinho. A maioria dos homens aqui tem barriga negativa. Fazem uma curva pra dentro!
Vou dormir, amanhã tem mais. Nem sei direito o que, mas tem mais!

2 comentários:

  1. Esse museu tem partes em inglês ou todo em coreano mesmo? E to pra ver o dia que a gente vai conseguir comer apensas para ser saudável.

    ResponderExcluir
  2. Tem coisas em inglês sim, mas a maioria em Coreano. Mas também é muito visual, o que facilita o entendimento. Sobre a comida, sim, somos diferentes deles... mas simplesmente não tem gordo na rua... impressionante! ainda mais pensando que obesidade é uma epidemia mundial... mas não chegou nesta parte do mundo... pelo menos ainda não!

    ResponderExcluir