Pesquisar este blog

sábado, 29 de outubro de 2011

Equador, 27 de outubro de 2011.

Mesa de sementes, na feirinha conjunta ao Seminário.
       Hoje foi um longo, movimentado e enfadonho dia de trabalho! Não me pergunte como pode ser movimentado e enfadonho ao mesmo tempo, mas foi a sensação que tive.
No início da manhã fiz minha palestra principal da semana. Foram cinquenta minutos sobre “Pode a Agroecologia ser a resposta para a crise alimentar?”. Defendi a tese que sim, porque já existe acúmulo teórico e experiências concretas, em todos os cantos do continente, que referendam esta afirmativa. E completei dizendo que agora os Estados deveriam cumprir sua parte, com politicas publicas de apoio ao que chamamos de transição agroecológica.
O dia se sucedeu, com entrevistas, algumas reuniões, ouvindo palestras. Para terminar o dia e o Seminário, ainda participei de uma mesa redonda, com representantes de cinco países discutindo os caminhos para uma maior promoção da Agroecologia. Não ouvi nem falei nenhuma novidade, alguma ideia original e com sinal que possa ser eficiente. Ainda estamos atrás desta resposta.
Entregas de presentinhos aos convidados, certificados, despedidas emocionadas, promessas de manter contato... e pronto! Mais um Foro, Seminário ou Congresso que termina.
Cheguei ao hotel às sete e ainda tive tempo de sair para beber algo com um amigo Equatoriano. Fomos ao Seseribó, uma casa de salsa clássica, no bairro La Mariscal, onde se ouve boa musica e, para os mais dispostos, se pode dançar. Ou aqueles que sabem. Eu decidi, e estou negociando com Deus, que na próxima encarnação aceito vir com menos atributos, estes que me fazem ser o cara incrível que sou, mas tenho que saber dançar salsa!
Amanhã vou à Riobamba, cidade do centro do país, participar de uma feira local de produtos da agrobiodiversidade. Só de viajar pela Cordilheira dos Andes vai ser legal, ainda mais porque vou passar perto do Cotopaxi, o vulcão símbolo do Equador. Quem sabe consigo chegar perto. Saio às seis da manhã, melhor dormir.

Um comentário:

  1. Laercio, nao espere para proxima vida o que vc pode fazer nessa. Dance. Vc pode ser esse cara maravilhoso e tbm dancar. Acredite em mim, q danco q me acaboe tenho cordenacao motora ZERO.

    ResponderExcluir