Pesquisar este blog

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Pequim, 07 de outubro de 2011

Mercado popular em Pequim

Hoje foi dia de passear por Pequim. Um privilégio. Como as opções são muitas, resolvi começar pelo obvio. Praça da Paz Celestial e Cidade Proibida. Resolvi ir caminhando depois de descobrir que estava há uns 3 km do hotel. Me perdi, peguei a direção errada e me dei bem. Ache um mercado de frutas, verduras, carnes, peixes, power rangers, tênis Nike, e o que mais sabemos que existe por aqui. Comprei dois tipos diferentes de peras, aqui há várias, amendoim salgado, amêndoa de alguma forma flavorizada, nozes caramelizadas. Nem estavam tão boas, mas não resisto a comprar em um mercado público!
Praça da Paz Celestial, Pequim
Perdido, optei por ir de taxi para a Cidade Proibida. Entrei no taxi e mostrei a foto no mapa que eu tenho. Show, comunicação instantânea. A Praça da Paz Celestial e a Cidade Proibida são contíguas. Comecei pela Praça. Parece que hoje e o ultimo dia do principal feriado do país, que é o primeiro de outubro. Não sei se por isto mas a Praça estava absolutamente lotada. Pensando em estádio de futebol posso imaginar que havia mais de 50 mil pessoas, talvez muito mais. A grande maioria era de Chineses com suas famílias, e muitos pareciam que estavam ali pela primeira vez. Fotógrafos, policiais, monumentos, uma grande foto de Mao e a triste lembrança daquele junho de 1989, quando os ventos de mudança foram violentamente varridos, me acompanhavam no passeio.
Cidade Proibida, Pequim
Segui e entrei na Cidade Proibida. Tem este nome porque por 500 anos, mais ou menos de 1400 ate 1900, foi o Palácio do Imperador e era proibida a entrada das pessoas comuns. O Palácio foi feito para trasladar a capital do país para Pequim, no início do século XV. São quase 80 hectares de palácios, templos, praças, jardins, quartos, alguns deles transformados em museus, lanchonetes ou lojas de souvenir. Fiquei umas quatro horas lá dentro, mas não vi tudo com cuidado, acho que mesmo um dia inteiro não seria suficiente. Um dos lugares mais espetaculares ou grandiosos que já vi. Olhando tive a impressão que o centro do mundo é ali e não em Manhattan, Las Tullerias ou na City. De fato a China está só retomando o lugar que sempre foi dela, talvez até de direito. De fato, Pequim foi a cidade mais importante do mundo durante séculos.
De noite fui para outro Hutong, perto do Hotel. Jantei ali, em um restaurante bem local, que coloca teu pedido sobre a mesa, carne, peixe e vegetais, crus. Cozinha-se na água, em uma panela que fica sobre a mesa, com água fervendo, tendo brasa como fonte de calor. Tiramos o alimento desta água e colocamos na nossa tigela, com um molho espesso, que não sei descrever. Gostei muito. 
Amanhã devo ir visitar a Muralha da China. Se tudo sair bem, e de fato eu for, mais um sonho que vira realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário