Pesquisar este blog

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Seul, 04 de outubro de 2011

Centro, Seul
Vou confessar, estou cansado de dormir no chão. Até me sinto assim, meio Dalai Lama, humilde, entrando descalço no quarto, abrindo minha “cama” todas as noites e recolhendo ela de manhã cedo. Na vida tudo é ciclo e armar e desarmar a cama todas as noites nos integra mais com o ciclo da vida... sei lá, deve ser meu lado zen-budista falando... mas que estou doido por uma boa cama ocidental, isto estou!
Estando aqui posso perceber que existem vários aspectos interessantes desta sociedade, ainda que não possa compreendê-los. Por exemplo, perdi minha câmara fotográfica. Não sabia se no restaurante do hotel, no chão, ou no ônibus que peguei para sair do hotel. No dia seguinte, perguntei na recepção do hotel e no restaurante, nada. Um Peruano que conheci aqui, e que vive aqui, me disse: ela vai aparecer, aqui ninguém fica com nada que não seja seu. E me sugeriu perguntar nestes lugares todos em que estive. Acabei não indo perguntar no ônibus, nem sabia como, eles não falam inglês e são vários motoristas diferentes. Dois dias depois me avisaram que estava na secretaria do evento, que havia sido achada no ônibus. Segundo o mesmo amigo Peruano, é parecido em termos de violência urbana. Simplesmente não existe, podes andar como quiser, onde for, com o que for, à qualquer hora.
Downtown Seul
A Assembleia correu por todo o dia. Moções contra transgênicos, estímulo a grupos temáticos e regionais de IFOAM, mudanças de estatuto, eleição da nova coordenação. Como não estava assim, tão interessante, pela tarde escapei da Assembleia e fui ao centro da cidade, perto da estação de metrô Eujiro 3. Foi bom ver o centro, umas ruas mais apertadas, muita gente caminhando, lojas de artesanato, coisas locais (e da China, claro), restaurantes. Ao redor destas ruazinhas umas avenidas grandes, com lojas de roupas de marcais ocidentais e fast food tipo Mc Donald, KFC ou Pizza Hut. No meio de todo o tumulto característico de centros de megas cidades, um templo, para orações tipo assim, de passagem. Na verdade para um tipo de ritual para tocar o sino. Muito bonito e aqui em Seul vemos estas construções que imaginamos quando pensamos no extremo oriente mescladas com grandes edifícios à moda ocidental. 
Loja de ervas medicinais, Seul
Pela noite teve uma festa Turca. Isto porque a Turquia foi eleita hoje o país anfitrião do Congresso de 2014. Deu para ver que será muito mais animado dá próxima vez, os turcos estavam a mil. A mil para os padrões daqui, as nove da noite a festa já tinha terminado...
 Vou dormir, faltam só mais duas noites nesta cama Coreana, e não posso dizer que estou triste por isto. Amanhã tenho que fazer uma breve palestra. O que seria fácil e prazeroso, se não fosse em inglês, se transforma em um calvário. Acho que vacilei em matar as aulas do ICBEU para ir jogar flipper!

3 comentários:

  1. Meu avô com certeza gostaria de ver essa palestra. Não tanto pelo conteudo eu acho, mas pra ver como tu se sai com o inglês de fliper. ahaha
    Boa sorte. Estamos todos torcendo por ti por aqui.
    Essa parte de devolverem as coisas é muito boa também, especialmente pra mim...

    ResponderExcluir
  2. Estou esperando as crônicas da China.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir