Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Equador, 24 de outubro de 2011

Juanita, agricultora orgânica - Equador

Cheguei à Quito nesta madrugada, depois de uma longa viagem, de mais de 20 horas. Incrível como viajar pelo nosso continente pode ser difícil. E caro! Não é incomum que uma passagem para Quito ou Cali seja mais que caro que para Madrid ou Paris. Mas enfim, estou em Quito.
Vim participar de um Foro Internacional de Políticas Públicas sobre Biodiversidade e Agroecologia, promovido por um órgão vinculado ao Ministério da Agricultura. E estou aproveitando a semana para participar de outras atividades por aqui. Hoje pela manhã, por exemplo, adivinhem onde fui? Claro, o de sempre... Visitar umas pequenas “fincas” peri-urbanas, na região Norte de Quito, que trabalham com Agricultura Orgânica, principalmente hortaliças, e entregam aos seus clientes semanalmente na forma de cestas domiciliares. Me senti em casa. Pequenos agricultores, de origem indígena, que fazem um bonito trabalho. E recebem os pedidos via internet. Definitivamente, é um Admirável Mundo Novo.
Panela de "fritada"
Almocei nas margens da rodovia pan-americana, no restaurante “Fritada da Mama Joana”. Comida e ambiente absolutamente local: a tal da fritada é um prato servido com carne de porco frita, batata e milho branco cozidos, banana e milho amarelo fritos. Para acompanhar, uma Pilsener e como música de fundo, um Pasillo. Gostei, poderia repetir. Ainda mais com o preço: U$3,10. Bom, né? Ainda bem que era segunda no almoço, se fosse um happy-hour de uma sexta... não me responsabilizaria por mim!
La Mariscal - Quito
Depois de pequenas reuniões de trabalho ainda tive tempo de perambular um pouco pela cidade. Fui, com um amigo brasileiro que está aqui para o mesmo evento, ao bairro La Mariscal, perto do hotel onde estou. É um bairro movimentado, com um ar cosmopolita, o que inclui bons restaurantes, cafés (sugiro o Ethnic Café), lindas lojas de artesanato, além de um Mercado de Artesanato no estilo mais popular, onde podemos encontrar coisas interessantes a preço bem acessíveis. Apesar de ser um país dolarizado, os preços aqui são bem convidativos para os brasileiros. Sim, a moeda aqui no Equador é o dólar, desde o início deste século. Me parece uma loucura, mas este é assunto para analista econômico, não para mim. 
Amanhã, minha primeira reunião é de manhã cedo, na Assembleia Legislativa, conversa com imprensa e Deputados, fazendo lobby pela Agroecologia. Tenho que estar com cara de bonito e descansado. Vou dormir, descansar é o único que posso fazer! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário