Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Equador, 26 de outubro de 2011.

Evento sobre Politicas Publicas e Agroecologia, PUC - Quito
Dia cheio. Infelizmente, só de trabalho...
Mas foi legal. Acordei cedo e fui dar uma entrevista em uma televisão, programa matinal, com três convidados para discutir agroecologia. Nos bastidores ouvi um pouco da discussão que hoje existe aqui sobre a imprensa. O Presidente Rafael Correa, mais um eleito na onde neo-esquerdista latino-americana, anda tendo seus problemas com a imprensa. E, claro, a TV Estatal, onde fui hoje, é totalmente favorável a ele. A TV privada, de oposição. E ponto, não há diálogo. Pelo que ouvi, é difícil não concordar que existe um viés autoritário no governo, mas eu não saberia avaliar até que ponto chega.
O restante do dia de hoje foi de ouvir palestras, mais ou menos interessantes. Acho que já mencionei aqui no Blog, que no meio que trabalho um tema atual, eu poderia dizer de moda, é Soberania Alimentar. Com meio onde trabalho, eu quero dizer ONGs, organizações de agricultores familiares que produzem ecologicamente e pretendem com isto não apenas melhorar de vida mas também contribuir para um mundo melhor, social e ambientalmente. E a maioria das pessoas que ouvi hoje mencionou a oportunidade e necessidade de defendermos este ideário, que alguns consideram um direito, da Soberania Alimentar. Deputados, lideranças campesinas e indígenas, professoras, técnicos, funcionários públicos.
Acho que a palestra que mais gostei foi sobre grãos andinos. Vou colocar umas fotos aqui para vocês verem que interessante este trabalho, de resgate de espécies que quase estavam se perdendo, valorização destas espécies, reinserção na dieta local e ainda busca de novos mercados para elas. Muito legal, contemporâneo, necessário. Perder plantas, espécies e variedades, é perder opções, o que é sempre, no mínimo, lamentável. Aliás, este é outro tema de moda: agrobiodiversidade.
Ataca
Chocho

Quinua
          Vim para o hotel, caminhando, às seis da tarde, mas o evento ainda não havia terminado. Passei em um mercado, comprei iogurte, cerveja e chocolate. Não sei se combina muito... mas caiu bem, já que resolvi nem sair para jantar. São apenas nove da noite e estou cansado, acho que por causa da altitude e do fuso, ainda que seja apenas de três horas. Ou talvez seja Banzo. Nestes momentos, já aprendi que o melhor é dormir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário