Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Costa Rica, 02 de novembro de 2011.

Visual na estrada de Heredia para Zarcero, Costa Rica

Aqui na Costa Rica existe o dia de finados, mas não é feriado. Conclusão: O maior feriado no Brasil e o bonitão aqui trabalhando... bom, trabalhando força de expressão, porque hoje foi dia de visita de campo. Adoro as metodologias participativas, tipo cada um apresentar sua experiência ou trabalho de grupo, ou dia de campo nos cursos que dou. Me sinto ganhando sem trabalhar! Saí do hotel hoje às sete da manhã, depois de acordar as quatro, ficar no computador até as seis e ainda dar uma volta pelo belo jardim do hotel.
Fomos para o interior de Zarcero, cidade da Cordilheira Central do país. Cordilheira vulcânica, que está em todo o centro da Costa Rica. De um lado da cordilheira o Oceano Atlântico, do outro o Pacífico. Como diz um amigo meu daqui, um país de praia e vulcões! Por falar nisto, hoje teve um tremor em Guanacaste, praia do pacífico norte, de 5,7 graus... Chegou até onde estávamos, levemente... aiaiai... A viagem foi bonita, por estradas apertadas, sem acostamento, curvas intensas, subidas e descidas fortes, oscilando ao redor dos dois mil metros de altitude.
APODAR - Zarcero, Costa Rica
A visita foi em uma Associação de Agricultores Orgânicos chamada APODAR. Eles têm mais de 20 anos de trabalho, principalmente com hortaliças orgânicas. Hoje, depois de todo este tempo, são um grupo de 10 famílias, bem estruturas na produção, em sua organização e no mercado. Como principais produtores de hortaliças orgânicas da Costa Rica, vendem para as principais cadeias de supermercados do país. Possuem um centro de recebimento, armazenamento, embalagem e distribuição dos seus produtos.
Ainda tivemos tempo de visitar seus espaços de produção de adubo orgânico. Um mais caseiro, em uma propriedade, mas com alta dose de informação por parte do produtor. Outro maior, mais estilo de uma fábrica de adubos orgânicos, que uma Cooperativa local mantém. Esquema bom, profissional, podemos notar que a Agricultura Orgânica chegou na região, ficou, vem se expandindo e só vai ter mais e mais presença na vida da população local. Excelente exemplo!
Amanhã seguem as visitas à campo, no final do dia devo fazer um fechamento destes dois dias de visita. Arrisco dizer que não vai dar tempo. Estas visitas costumam demorar mais do que o acordado. O bom é que vou visitar café, produção e processamento. Adoro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário