Pesquisar este blog

sábado, 26 de novembro de 2011

La Paz, 25 de novembro de 2011

Grupo do Encontro do Foro latinoamericano de SPGs
          Ontem e hoje foram dias intensos de trabalho. Entre discussões em grupos e suas conclusões e algumas visitas. Uma destas visitas foi a uma cooperativa de produtores de cacau ecológico, chamada El Ceibo (http://www.elceibo.org/ceibo/es/index.php). Vale a pena olhar o site deles. Produzem de forma ecológica, são organizados em cooperativa, fazem um chocolate de excelente qualidade e vendem no mercado interno cerca de 60% do que produzem. Sem dúvida um dos melhores exemplos que temos no continente, tiro meu chapéu para eles.
                No fim da tarde de hoje terminamos o evento. Com um ato político, no qual apareceu o Vice -Ministro da Coca e do Desenvolvimento Integral. Sei que o nome soa meio estranho, mas é isto mesmo, aqui existe um Ministério da Coca. O atual presidente, Evo Morales, é um cocaleiro, o que significa um agricultor que tradicionalmente colhe coca e vive disto. Uma das suas atitudes no governo é liderar uma campanha internacional pela descriminalização da coca. Da coca, não da cocaína, só para deixar claro. O Ministério da Coca, criado por ele, se insere neste contexto.
Término do evento, Ministro da
Coca falando.
E depois das ultima palavras, proferidas pelo Ministro, fotos, abraços e as despedidas de praxe. Eu feliz, o Encontro foi muito bom, e como eu trabalhei nele desde sua gestação, me senti aliviado e com a sensação de serviço feito. Done.
Acabou e ainda era dia, um grupo foi para Sagárnaga, uma das ruas que forma o que aqui eles chamam de Mercado de las Brujas, que eu contei aqui que visitei domingo passado. Não compro nada, é tudo meio repetitivo para quem como eu sempre anda pelo continente, mas gosto de passear, ver, e hoje ainda serviu como um belo relaxante. De novo voltei caminhado para o hotel, e já no final da minha semana aqui persiste a impressão de uma cidade tumultuada, transito impossível, muita gente. Não achei muito agradável não. Como já disse aqui, a melhor parte é o Illimani, que vela por La Paz e ainda a embeleza. Fica a vontade de conhecer mais o país, visitar o Lago Titicaca o lago navegável comercialmente mais alto do mundo e o Salar de Uyuni, a maior planície salgada do mundo. Desta vez não deu.
De noite, me arrastaram para ver um show. Eu estava cansado, afim de arrumar mala e dormir. Mas fui com a intenção de ficar meia hora para cumprir tabela, fiquei quase três. É que o show do cara é muito bom. Pela música, mas principalmente pela sua interação com o publico de diversos países, já que é um lugar bem conhecido por aqui. O lugar chama Marka Tambo, e fica na Calle Jaén, por sinal a mais bonita que vi na cidade, estreita, colonial, bem conservada. O cantor, um figuraça, se chama Pepe Murillo (www.pepemurillo.com).
Agora estou aqui, uma da manhã, arrumando mala para sair às seis do hotel. Como domingo à noite tenho que ir para Assunção, e minha passagem é por Lima, resolvi que vou dormir lá amanhã. Melhor que dormir no avião e passar todo o dia em Sampa, que era o plano inicial. Dois amigos de trabalho, suecos, estão indo para Lima, e ainda vamos arrumar tempo para nos reunirmos por lá. E claro, comer um ceviche. Vou deitar, tenho menos de cinco horas para já estar no táxi a caminho do aeroporto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário