Pesquisar este blog

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Portugal, 08 de fevereiro de 2015.

Vista a partir de Marvão - por isto Saramago disse:
"É verdade, de Marvão vê-se a Terra toda...".
      A Mui Nobre e Sempre Leal Vila de Marvão, ou apenas Marvão tem só 500 habitantes na sua sede. Está localizada no alto de uma serra, a uma altitude de 900 msnm, a apenas cinco km da Espanha. É toda ela fortificada, ou seja, estes 500 habitantes vivem todos intramuros. Para mim, soa como viver em um museu.
Eu escrevendo, tomando café, com um visual deste,,,
     Passamos um final de tarde muito agradável, muito frio, caminhando pela Vila, vislumbrando todo o Vale, que inclui a Espanha. Vendo seus pontos de interesse e pensando que as paredes das casas, as calçadas e ruas por onde passávamos, ainda que modificadas ao longo dos séculos, contam milhares de anos de história. Tentando ler sobre esta história, deparo com algo que é comum. Aqui se conta a história a partir da unificação de Portugal, que se deu no século XII. No Brasil acontece o mesmo. Se nos perguntam sobre a história começamos com Pedro Álvares Cabral.  Podemos até dizer que antes haviam os “índios”, mas contar suas histórias, não saberíamos.

      Voltando à Marvão, esta vila foi tomada por  D. Afonso Henriques dos Mouros no século XII, o que significa que estes edificaram boa parte da cidade. Mas relato de um cronista mouro do século X fala da presença dos Romanos aqui, o que significa que a Vila possui ao menos 2.000 anos de história. Mas deve ser mais. Por sua localização estratégica, é óbvio que ela foi utilizada desde sempre, mesmo antes dos romanos, como refúgio ou ponto militar, e através dos tempos se conformou como a vemos hoje. Uma viagem.    

Ruas de Marvão
       Agora estou escrevendo da Pousada de Santa Maria de Marvão. Um charme. Um silêncio, uma paisagem. Transmite uma sensação de paz. Vejo lugares assim e penso: bom lugar para escrever um livro. Mas este tal deste livro nunca vem...

    Quem quiser saber um pouco mais sobre este lugar, pode dar uma olhada nesta página: www.cm-marvao.pt 

      Mas nosso dia não começou aqui na Vila. Saímos de Évora cedo e depois de duas horas de viagem tivemos o prazer de sermos recebidos pela Cláudia, mãe da Sahara, jovem amiga portuguesa que vive no Brasil, e pelo seu esposo Miguel. Eles têm uma bela quinta aqui em Marvão, onde produzem azeite biológico a partir de azeitonas colhidas de árvores centenárias. No verão fazem uma horta embaixo das oliveiras, manejo apropriado tecnicamente, mas sobretudo muito charmoso.

Ana, André a Cláudia, conversando entre os Olivares
     Toda a quinta é muito bonita. Formações rochosas compõem a paisagem. Cláudia nos mostrou tudo demonstrando sua paixão pelo que faz ali. Vimos alguns túmulos, provavelmente romanos, feitos de pedra, como que perdidos pela quinta. Olhando para cima, vemos a Vila de Marvão, toda caiada de branco, velando por todas as quintas da Região. Se estivéssemos em culturas de montanha, seguramente que esta na qual a Vila foi erguida teria o nome de um Deus e seria responsável por cuidar da sua zona de influência.

        Eles nos ofereceram um belo almoço, que começou com vinhos e queijos locais e pães feitos em casa. Aí já tínhamos mais do que suficiente, mas o prato principal estava irresistível. Se chama rancho e é feito a base de grão de bico (um dos tantos legados dos árabes para portugueses e espanhóis), com legumes e carne de porco, muito típica aqui na região. 

Vinicola Encostas de Estremoz
      Pela noite, de novo, vinho e queijo no bar do hotel. Eles, elegantemente, nos deixaram abrir o vinho que havíamos comprado na estrada, à caminho de Marvão, em uma vinícola chamada Encostas de Estremoz, onde fomos recebido pela Dona Bárbara, muito simpática e que se mostrou profunda conhecedora do vinho e da região.

    Mais um belo dia pelo interior de Portugal. Amanha viajamos, lentamente, a caminho de Lisboa. Terça pegamos o rumo de Nuremberg. 

Euzinho, encima de uma ds torre do Castelo de Marvão

Uma casa, em Marvão

Amanhecer em Marvão, foto da dona Ana

Uvas na vinícola Encostas de Estremoz

Morangos entres as Oliveiras, um luxo só!

As janelas de Marvão são um caso à parte...

Ângulo de Marvão, foto da Ana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário