Pesquisar este blog

domingo, 15 de fevereiro de 2015

Nuremberg, 14 de fevereiro de 2015.

         
eu e o foodtruck vegan
    Hoje começamos o dia indo à praça principal, onde aos sábados rola uma feira. Frio, menos de zero grau, mas não tem jeito, feira é meu ecossistema favorito, não posso deixar de ir. E esta praça é linda, com séculos e séculos de história. Olhamos, compramos algo, tiramos fotos e fomos para a Biofach.
A Biofach no seu último dia muda de fisionomia. Os negócios que tinham que ser feitos o foram nos três primeiros dias. No último fica tudo e todos mais descontraídos, os estandes vão fechando e dando seus produtos para não terem o custo levar de volta pra casa. E eu, que adoro um grátis, me divirto...
  Alguns números desta edição: A BioFach, em associação com Vivaness (Feira Internacional Natural de Cuidados Pessoais), reuniu 2.348 expositores. Cerca de 70% são de fora da Alemanha, com representantes de um total de 76 países. Eles estão divididos por 44.231 m², o que representou um aumento de 4% em relação ao ano passado. Alemanha com 630 expositores é o país com mais presença, seguido pela Itália (297), Espanha (117), França (114) e Países Baixos (99).
"Free from"
É visível que as grandes tendências da exposição deste ano foram “Free From” e Vegan. Muitos rótulos ostentando que seus produtos além de orgânicos são livres de glúten, lactose, açúcar. Até livre de nozes eu vi. No caso dos produtos vegan, está subentendido que estão livres de qualquer produto de origem animal. 
O veganismo anda tão forte que ouvimos em uma palestra que o crescimento do mercado de produtos orgânicos este ano na Alemanha se deve em boa parte pelo aumento da procura por produtos vegans. Havia um enorme estande só com produtos vegans, reunindo dezenas de diferentes empresas, foodtruck vegan e distribuição pesada de bolsas comemorando 25 anos Associação Internacional Vegana. Enfim, realmente o que nos outros anos se anunciava como uma tendência, agora vimos que veio para ficar.
Castelo da cidade
Depois da feira, ainda voltamos para passear pelo centro, sábado à tarde, as ruas cheias, apesar do frio intenso. Aproveitamos para passar pela WeiBgerbergasse, aquela que é considerada a rua mais bonita de Nuremberg. Sempre tento passar por ali ao menos uma vez, inclusive já escrevi sobre esta rua aqui, há dois anos atrás.
Seguimos por um caminho que vai margenado o castelo da cidade e ainda fomos ver o final da mesma feira na qual estivemos pela manhã. Conversamos com um produtor de cerveja local e combinamos que quando voltarmos por aqui iremos conhecer seu trabalho, degustar os oito diferentes tipos de cerveja que ele faz e ver o seu processo de produção. Belo programa, quem sabe na próxima? 
Cara de mau, como deve ser tomando cerveja na alemanha

Terminamos nosso passeio tomando uma cerveja no segundo andar de um bar na própria praça. André, Cido, Ana e eu. Entardecer frio, bem frio, mas agradável.

E terminou mais esta edição da Biofach. Portugal e Alemanha, bacalhau e cerveja, passeio e trabalho foram belas combinações. Mas acabou, hora de voltar. Amanhã ainda teremos tempo de tomar um café pela cidade, no fim da manhã tomamos o trem para Frankfurt, de lá voltamos ao Rio, passando por Lisboa. 

Bela paisagem, praça principal ao fundo

Feira na praça, todos os sábados
Veganismos em alta

alimentos free from ___

alimentos free from ___


Nenhum comentário:

Postar um comentário