Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Maputo, 06 e 07 de novembro de 2014.

Seminário que participei
Ontem e hoje transcorreram sem maiores emoções, ainda que ontem de certa forma tenha sido o ponto alto do meu trabalho aqui. Participei de um Seminário intitulado “Certificação da Cadeia de Hortícolas Saudáveis”. Fiz minha apresentação, que incluía uma proposta de como poderia funcionar aquém Maputo um esquema de certificação participativa e ela foi debatida com os participantes e depois entre eles com trabalhos em grupo.
Trabalho em grupo no Seminário
Gostei muito de ter me envolvido nesta consultoria. A escala é muito artesanal, mas nunca me importei com isto, se me importasse não teria nem começado há quase trinta anos atrás. Gosto destes processos que têm como finalidade colocarem as idéias para flotar. Quando necessárias, lá estarão elas, à disposição para serem multiplicadas.
O evento terminou e percebi que estava cansado, que meus planos para a noite iriam ser reduzidos a comer e dormir. E assim foi.
Hoje passei quase todo o dia no escritório da ESSOR, entre relatório e reunião de fechamento desta missão, nome dúbio como se costuma chamar este tipo de trabalho. A avaliação foi positiva de ambas as partes e ficou um gosto de quero mais. Vamos ver se rola
Restaurante no Jardim Dona Berta
Uma das coisas agradáveis desta cidade são os Jardins, os quais já mencionei em outro post. Hoje fui a dois. Almocei um delicioso caril de camarão no Jardim Dona Berta
Camarões em um delicioso molho, com curry, leite de coco, ervas e temperos. Depois fui caminhar no Jardim dos Namorados. Queria ler um pouco mais do Mia Couto em frente às águas do Índico. De novo vi um casamento no Jardim. Roupas coloridas, cantoria, sorrisos fartos e vozes se cruzando, altas. Definitivamente discrição e tons pastéis não são o que mais se vê nestas paragens.
E termino meus dias aqui. Realmente Maputo foi um prazer. Profissional e pessoal. Dos maiores que tenho tido. E não são poucos os que tenho tido. Sou parcimonioso com a palavra conhecer, acho ela forte. Não posso dizer que conheci Moçambique, faltou chegar para além da Capital. Faltou mais comida local. Faltaram as praias. Faltou musica local, ao vivo. Faltaram os Parques Nacionais. Faltou a Savana, as girafas e rinocerontes. Faltaram muitas coisas por ver, do que vi e vivi quero mais. É, vou ter que voltar.

A Baía de Maputo hoje não estava sorridente, mas ainda
assim estava bonita

Um comentário: