Pesquisar este blog

domingo, 2 de novembro de 2014

Maputo, 02 de novembro de 2014.


Visual do Oceano Índico, a partir da Av. Friedrich Engels
Hoje antes das seis da manhã a Mana Igreja Cristã, minha vizinha, começou sua cantoria para expulsar os demônios dos fiéis, não sei se de todos ou só de alguns. Acho que conseguiram, porque não há anjo, caído ou não, que suporte tantos gritos. Devem ter ido embora blasfemando. Eu fui. Quando saí do quarto, às dez da manhã, a lida continuava. A pregação era em português, ao menos parte dela, mas os cantos em alguma língua local, e eu só entendia quando eles falavam demônio ou satanás.
Tomei meu pequeno almoço (café-da-manhã) e fui caminhar. Pequeno no nome, porque hoje a moça preparou batata frita, salsicha frita e dois ovos fritos. Tudo bem banhando em gordura. Comi tudo, como minha Vó Othelina me ensinou, e estou até agora sem almoçar. E parece que não vou jantar também.
Av Fredrich Engels
Caminhei uns 3 km até o Jardim dos Namorados, entre ruas mais ou menos agradáveis, umas mais, outras menos limpas. Coloquei fotos aí embaixo para me fazer entender. O Jardim é bem simpático, de onde se tem uma bela vista do Oceano Índico. Fica na Av. Friedrich Engels e caminhar pela calçada desta avenida também é um belo programa. Estava um sol forte, e eu de calça jeans, o que atrapalhou um pouco o desfrute. Mas a paisagem compensou o desconforto. Levei meu livro do Mia Couto que ando a ler por aqui, O Outro Pé da Sereia, e fiquei viajando nele em um banco em frente ao mar, embaixo de uma linda amendoeira. Nem MasterCard paga. E o capítulo ainda se passava no Índico, o que aumentou o enlevo do momento. Mia Couto é espetacular, e só para dar uma palhinha da mistura de realismo mágico com reuso das palavras, tem um momento do livro que um morto começa a chorar lágrimas de viva tristeza
Fiquei lendo Mia couto neste
                    banquinho...
Pois não é que estou ali curtindo esta e outras passagens do livro quando vejo um casamento chegando. Isto mesmo, noivos, convidados, fotógrafos e um grupo de pessoas, vestidos com camisas iguais, parecendo um coro, que eles chamam de protocolo, cantando também em uma língua local, desta vez não para expulsar demônios mas sim para desejar bons augúrios aos nubentes. No meio do Jardim. Passaram por mim e seguiram viagem, para onde é que eu não sei.
Casamento no Jardim dos Namorados
Depois fui outra vez ao Jardim que fica na Av. Mao Tse Tung e onde aos domingos tem uma Feira de Gastronomia. O nome me enganou, esperava mais. Ainda não encontrei uma comida local especialmente interessante. Ainda sob os efeitos do café da manhã não comi na feira, me contentei com um chá frio e torradas com queijo em uma pastelaria.
Às quatro da tarde eu já estava no quarto, onde estou até agora apenas tendo dado uma breve saída para comprar algo para comer. Fiquei entre música, leituras, internet e relatório. Com um banzo... num dá nada, amanhã retomo o trabalho, se a segunda semana for boa como a primeira, ta bom demais! O banzo também explica este post meio chinfrin, chega de hoje, vou dormir para o amanhã chegar.
Jardim onde vende artesanatos e aos domingos tem a feira de
gastronomia


Como eu disse, umas mais sujas...depois desta cerca,
um deposito de garrafas plásticas... bem no meio de um
bairro residencial... contrastes de Maputo!

outras mais limpas.. esta é a Av. Mao Tse Tung

Um comentário: