Pesquisar este blog

domingo, 14 de fevereiro de 2016

Nuremberg, 13 e 14 de fevereiro de 2016.

Zum Gulden Stern 
Neste fim de semana, Tiago, meu filho de 23 anos que está vivendo em Bruxelas, chegou para ficarmos juntos nestes dois dias. E também para conhecer a Biofach. Ou o contrário, não sei. E foi na Biofach onde passamos toda a manhã de sábado, já em seu ultimo dia, com stands um pouco mais vazios e um clima geral mais de passeio e conversas descontraídas do que de negócios.
A feira este ano teve 48.000 visitantes (em 2015 foram 44.624) de 132 países e cerca de 2500 expositores. Não sei se estes 3500 visitantes a mais fazem tanta diferença, mas de fato todos achamos os corredores mais cheios este ano. A Vivaness, a Feira de cosméticos naturais e orgânicos, também cresceu muito, na esteira de um mercado que este ano movimentou mais de um bilhão de dólares só na Alemanha.
Espaço Vegano na Biofach.
     
    Mais uma vez foi bom ter vindo à Biofach. Como resumo do que vi, um mercado orgânico já consolidado e ascendente, buscando atender a seguimentos específicos e cada vez mais significativos, como produtos veganos ou sem glúten. Foram momentos também de boas conversas e algumas ideias e possibilidades de trabalho novas para este ano. Veremos. Ano que vem tem mais, de 15 a 18 de fevereiro.
Weissgerbergasse, uma das poucas ruas
que não foram bombardeadas na segunda
guerra.  Detalhe dos balcões nas janelas.
De tarde a metade da família reunida, fizemos nosso passeio preferido pelas ruas lotadas do centro histórico de Nuremberg. Mesmo em um dia como hoje, com frio e céu cinzento, parece que todos, moradores e turistas, saem de casa sábado à tarde para passear, comprar, tomar café e beber cerveja.
Nuremberg é uma bela cidade, relativamente grande, a maior do norte da Baviera e tem aproximadamente meio milhão de habitantes. Surgiu por volta do ano 1000, na época que se chama alta idade média e era parte do Império Romano-Germânico. Aqui se respira historia. Até hoje o centro histórico é rodeado por sua antiga muralha com quase 4 km.
E não apenas história da idade média mas também do século XX! É incrível saber sobre a destruição da cidade durante a Segunda Guerra Mundial. Por todos lados vemos fotos de como ela ficou arrasada. A maioria das construções medievais foram severamente bombardeadas e depois reconstruídas, porque a cidade tinha conservado planos originais existentes desde a Idade Média. Vou colocar ali embaixo fotos de uma de suas Igrejas principais antes e depois da reconstrução.
A cidade também é conhecida por que nela ocorreram muitos comícios do Partido Nazista, assim como pelos Julgamentos de Nuremberg, após a Segunda Guerra Mundial, nos quais foram julgados os criminosos de guerra da Alemanha Nazi.

Visual das construções em Nuremberg.
Em repeito à cidade e sua historia, de noite fomos jantar em uma salchicharia que existe desde 1419. Muito Interessante, chama-se Zum Gulden Stern

 Hoje seguimos passeando, aproveitando as poucas horas com o filho, vendo um pouco de Nuremberg, visitando algo do Castelo com uns mil anos de história e de onde se pode ver uma bela vista da cidade velha.
Almoçamos num excelente restaurante vegano, chamado Tasty Leaf, bem perto da estação central. Depois de almoçar, despedidas, Tiago seguiu para Bruxelas na carona paga que ele conseguiu no Blablacar, o site que conecta quem está indo com quem quer ir. Bom, mais gente no mesmo carro, menos carros nas ruas e estradas, menos carbono na atmosfera, clima mais estável, blá-blá-blá. Gostei, acho que vou mudar o nome deste blog para Blablabla!
Tiago voltou para Bruxelas, eu e Ana viemos para Munique. Só para passearmos um pouco, já que terça regressamos para casa. Amanhã conto de Munique.
Detalhe da estética de uma banca na Biofach

Outra vez a weissgerbergasse.
           Tiago e Ana na foto!
Foto das ruínas da Igreja de São Lourenço, que
        estão dentro da Igreja
Igreja de São Lourenço restaurada. é a principal Igreja
          Luterana da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário