Pesquisar este blog

domingo, 20 de julho de 2014

Cuenca, 19 de Julho de 2014.


Calle Larga, local de bares e restaurantes em Cuenca 
Acho Cuenca uma cidade muito agradável. Para começar adoro este casario colonial espanhol. Suas portas e janelas, seus balcões externos, seus pátios interiores, os detalhes em madeira. Cuenca tem tudo isto, e, o que deve ser sempre valorizado, muito bem cuidado. E o tal Centro Histórico é grande, não se resume a poucas ruas. E habitado, vivo.
Casa colonial típica
Existe outra característica em Cuenca que me seduz. Possivelmente atraídos por esta arquitetura colonial, que os faz se sentir em casa, um número significativo de estrangeiros, principalmente europeus, visita a cidade, o que é evidenciado por uma breve caminhada que nos traz aos ouvidos diferentes idiomas, e acaba se estabelecendo por aqui, montando seus negócios. Principalmente cafés, pousadas, hotéis, bares e restaurantes. E trazem seu senso estético, valorizando os detalhes da arquitetura original e acrescentando música de qualidade, boa e diversificada comida, decoração agradável, atendimento casual. Muitos destes bares e restaurantes na Calle Larga, o point boêmio da cidade. Ontem saí por ela e comi em um restaurante alemão, hoje estou escrevendo de uma cervejaria artesanal com influência belga e por aí vai. Mas esta influência estrangeira não vem descaracterizar ou suplantar o local, pelo contrário, o valoriza, e ele segue super presente. Nas comidas de rua, nos mercados públicos, nas manifestações religiosas, no rosto e vestimenta da população. É o que sabemos, o melhor vem da mescla, da mistura, das sinergias. Bom, tudo isto para dizer que Cuenca vale a pena ser visitada. 
Prefeitura de Cuenca, lindo prédio.
De resto meu dia hoje foi de trabalho, mais do que eu gosto, dez horas de aula! Duas delas visitando cedinho uma linda feira de produtos ecológicos. Afinal hoje é sábado e sábado ê dia de feira... Organizada pela Red Agroecológica del Austro, RAA, é uma das maiores que tenho visto, suas 40 bancas são ocupadas por mais de 100 diferentes famílias. Os feirantes são membros de um Sistema de Certificação Participativa bastante organizado. Junto á feira, comidas locais prontas, para o café da manhã.
Apesar do trabalho intenso, que segue amanhã, domingo, às 07:30 da manhã, nem posso reclamar, os dias tem corrido agradáveis. No fim é o que eu gosto de fazer, falar da Agricultura Ecológica. E ainda me pagam pra isto... Visitar Cuenca, conhecer fincas e mercados ecológicos e falar sobre o que gosto... Vai entender o mundo!
Fui. Amanhã, domingo, tenho que trabalhar. Tudo bem, tá bom assim, nem quero que melhore!
Feira Agroecológica em Cuenca

2 comentários:

  1. Oi Laercio,
    Gostei muito das observações - desta vez menos comidas, mas muito bom!
    Vc voltaria a Cuenca comigo?
    Bjs
    Ana Luiza

    ResponderExcluir