Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Cuenca, 16 de Julho de 2014.


Cuenca e seu Centro Histórico, Patrimômio da Humanidade
Acabou a Copa do Mundo, com suas glórias e frustrações, a vida volta ao normal. Estou no Equador para oito dias de intensas atividades, a maior parte delas na charmosa Cuenca. É a quarta vez que venho a Cuenca, mas a primeira desde que comecei a escrever este Blog.
Ontem saí de Porto Alegre, passei pelo Panamá, dormi em Quito e hoje às 05:30 eu já estava no aeroporto. Antes das oito eu já estava em reunião com o Pedro, a pessoa de apoio para os quatro dias de aula que vou ministrar para o Mestrado em Agroecologia e Ambiente da Universidade local. Legal que ele foi meu aluno há quatro anos atrás neste mesmo curso. Depois passei o dia entre preparar minhas aulas e passear pelo centro da cidade.
Cuenca, capital da província de Azuay, é uma cidade relativamente grande, a terceira do país, mais de 300 mil habitantes, dessas que na América Latina se costuma chamar de Colonial. Antiga e guarda fortes traços da arquitetura da época que o pais ainda era de domínio dos espanhóis. Seu centro histórico é considerado patrimônio cultural da humanidade.
Catedral Nova
Para não perder o hábito, o primeiro lugar visitado foi o mercado público. Gosto muito. Este tinha um primeiro piso com peixes e carnes, vendidas do jeito tradicional, expostas, sem refrigeração. Ô beleza! No segundo piso frutas, flores, hortaliças e umas bancas de sucos e comidinhas. No terceiro piso, pequenos boxes, com comidas prontas, para levar ou comer na hora. Vou postar várias fotos aí embaixo para ser mais claro - imagens falam mais que palavras.
Depois fui fazer hora na Praça das Catedrais. Tem uma de cada lado, chamadas de velha e nova. A nova impressiona pelo seu tamanho e João Paulo II já rezou missa nela. Por dentro também é linda. A praça chama a atenção por fugir um pouco do padrão praças secas e ser bastante arborizada. Muito agradável.
Enquanto estava ali vi passar uma procissão pela Virgem do Carmo. Sempre fico pensativo, quase melancólico, quando vejo uma população de traços predominantemente indígenas em rituais católicos. Nada a ver, século XXI, já estamos todos misturados, mas momentos assim sempre me fazem pensar neste encontro lá do longínquo século XVI.
Uma última coisa. Estou no correto Hotel Conquistador. A nota boa é que neste hotel tem um bom restaurante que serve comida orgânica comprada de agricultores familiares da região. Legal né? Estou em casa! Vou dormir, amanhã começo 7:30, vou até seis da tarde.
Grãos cozidos, para levar ou comer na hora.
Milhos, ervilha, lentilha, fava, grãos de bico, etc!
Rapadura e chocolate, 100% cacau local
"Hornados", porco asado inteiro.
Para comer na hora ou levar pra casa 
Sucos de todo tipo
Carnes, "ao tempo"!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário