Pesquisar este blog

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Nuremberg, 14 de fevereiro de 2019

Biofach bombando. Bioland é uma importante associação alemã
de produtores orgânicos
Segundo dia de Biofach, uma feira mundial de produtos orgânicos. Sua edição principal ocorre sempre nos meses de fevereiro em Nuremberg, mas existem edições menores e regionalizadas no Brasil, EUA, India e China. Visitá-la é um pouco ver a Disneylândia da agricultura orgânica: tudo bonito, bem organizado, qualidade acima da média e apostas seguras no futuro do setor.
Área específica para veganos na feira. 
Uma das notícias que temos sempre na Biofach são os números atualizados do desenvolvimento da Agricultura Orgânica ao redor do mundo. Ontem comentei que o mercado em 2017, última referência que temos, foi de 97 bilhões de dólares. Um aumento da ordem de dez por cento comparado a 2016. Já o crescimento da área cultivada com produtos orgânicos foi mais significativo: 20%. Saltou de 58 para 70 milhões de hectares.
Muitos cogumelos nas feira.
Austrália segue sendo disparado o país com a maior área certificado como orgânica, impressionantes 36 milhões. Seguida da Argentina, com 3,4 milhões, China com 3,02 e Espanha com 2,08. EUA está em quinto lugar, com 2.06 hectares reportados como orgânicos. 
Quem acompanha o setor sabe que no caso da Austrália são grandes fazendas pecuárias, enormes extensões e baixíssima produtividade. No caso da Argentina não é tão diferente. Se quisermos ser duros podemos falar que certificam desertos de avião e chegam a estes números. Na Austrália, 9% de sua área considerada agrícola é certificada como orgânica. Para termos uma referência, nos EUA, que tem metade do mercado mundial de produtos orgânicos, apenas 0,6% da sua área é certificada como orgânica. Relativo ao Brasil, este estudo afirma que 0,4%, da área agricultável é orgânica. Pode ser, mas não me arrisco a garantir isto, baseado na pouca informação que temos. Creio que este número está um pouco subestimado. 

Cerveja aromatizada com maconha.
Galera quer aproveitar a onda...
Números de um determinado setor para revelarem algo devem ser cruzados, sempre. Não é meu objetivo neste blog exaurir o assunto. Mas vou contar que Liechtenstein é o país com maior percentual de área orgânica no mundo: 38%. Mas é uma país muito pequeno, com apenas três mil hectares de áreas cultiváveis. Assim, me diz mais que Itália tenha pouco mais de 15% certificado como orgânicos, estando em sétimo lugar no mundo neste quesito. Os italianos já tem quase dois milhões de hectares cultivados organicamente, o que coloca-os em sexto lugar na lista dos países com áreas certificada como orgânicas. E isto é algo que se vê aqui na feira, produtos italianos são quase maioria, perdendo apenas, obviamente, para os alemães.
Voltando à lista dos países com maior percentual de área orgânicas, em segundo lugar está Samoa, com 37,6%, seguido de Áustria com 24%, Estônia com 20,5%, Suécia com 18,8%. Em sexto lugar o pequeno e charmoso país São Tomé e Príncipe, com seu café e cacau de alta qualidade. Dezoito por cento da área agricultável destas ilhas que ficam no continente africano são orgânicas. Aliás, hoje comi um chocolate 75% cacau, de uma fábrica alemã, Kakao, matéria prima de São Tomé e Príncipe, delicioso. Aqui cada vez mais os chocolates identificam a origem da matéria prima.
Cadeia que aposta nos produtos orgânicos sem
embalagens plásticas: www.ekoplaza.nl/
Amanhã falo um pouco sobre número de agricultores considerados orgânicos ao redor do mundo. Mas vou adiantar algo, mais uma vez para demonstrar como números devem ser cuidadosamente analisados para dizerem algo que seja mais conforme à realidade. Na Austrália são dois mil produtores. Ou seja, 18 mil hectares em média, por produtor. Na Índia são 835 mil produtores. Sua área de produção orgânica é de 1.780.00 hectares. Pouco mais de dois hectares por produtor. Vou repetir: cada produtor orgânico Australiano tem em média 18 mil hectares. O indiano, 2. Também este número tem que ser analisado, não é por isto que um está nove mil vezes mais rico o que o outro, mas nos fala algo sobre o mundo!
Faltam só 1680 produtos, de 5000,
para ser um mercado livre de plásticos
Algo interessante que vi hoje na feira foi o stand de um mercado holandês, que pretende ser plastic free, ou seja, livre de plásticos. Sempre bom ouvir isto... a cada dia eles avançam nesta proposta, e colocam um grande painel na frente da loja e na página web falando dos seus avanços. Comercializam cinco mil itens e agora só faltam 1680 para atingirem seu objetivo. Eles apoiam também os fornecedores para que estes possam trocar suas embalagens no sentido de se libertarem do plástico.  Legal né? O mundo agradece.
No fim do dia, como sempre ocorre nas quintas-feiras, alguns estandes oferecem comidinhas e bebidinhas a amigos e clientes. Orgânicas, claro. Hoje inclusive a festa do FIbl foi turbinada, exatamente para comemorar vinte anos de trabalho nestas estatísticas da agricultura orgânica. Eles merecem festejar, sorte minha estar na hora e local certo.
Amanhã conto mais!
Linda banca espanhola de verduras

Um comentário:

  1. Excelente texto explicativo. Aprendendo cada vez mais sobre os produtos orgânicos .

    ResponderExcluir