Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Nuremberg, 13 de fevereiro de 2019



Visual do stand com produtos da África, ao fundo, 
stand da região de Piemonte
Outra vez estou na Biofach, a feira de produtos orgânicos mais importante do mundo. Ocorre todos os anos, em Nuremberg, Alemanha. Venho sempre para ver as tendências novas, conversar e analisar como anda o movimento de agricultura orgânica ao redor do mundo.
Veganos na Biofach
Para começar, vou repetir que esta feira, de cara, com seus 30 mil metros quadrados de área, serve para demonstrar o quão equivocada é a pergunta se é possível produzir este ou aquele produto, nesta ou naquela quantidade, com boa produtividade e sucesso econômico, usando as técnicas da agricultura orgânica. Vindo aqui pode-se ter a dimensão da pujança deste setor, que em 2019, deverá movimentar cerca de 120 bilhões de dólares. Quase todos os países do mundo estão aqui representados, e a diversidade, quantidade e qualidade dos produtos comercializados impressiona qualquer um.
Sei que falar que uma pergunta é equivocada guarda uma dose de arrogância. Mas conheço minha área de atuação profissional e sei que muitos que fazem este questionamento escondem seus reais interesses, isto é, duvidar da viabilidade técnica da agricultura orgânica e manter seu lucrativo mercado de produção e comercialização de venenos agrícolas.
A onda desta banca é beterraba - promovem seu consumo,
de diferentes formas
Neste primeiro dia de feira, que tem quatro de duração, caminhei muito buscando o que meus olhos sempre buscam neste momento: novas tendências. Confesso que não achei. Em outros anos vi esta feira adiantar a onda do sem glúten, do vegano ou dos “superfoods”. Hoje vejo tudo isto aqui consolidado e, assim, não sinto que pode ser chamado exatamente de novo.
Como sempre, no primeiro dia, Ifoam - Organics Internacional , organização com membros em mais de cem países e Fibl, importante instituto de pesquisa Suíço, lançam os dados sobre agricultura orgânica no mundo. Assim, hoje tivemos acesso aos números de 2017. Acompanhar estas informações é muito oportuno para irmos analisando onde estamos, a evolução do setor e refletir sobre caminhos a serem seguidos.
Julia Lernould apresentando os dados da agricultura
orgânica no mundo
Começando pelo número mais importante, o mercado mundial de produtos orgânicos foi estimado em 97 bilhões de dólares em 2017. Um aumento de dez por cento em relação ao ano anterior. Para uma referência histórica, em 2003 o número global era de 25 bilhões de dólares, em 2008, 50,9 bilhões e, em 2013, 72 bilhões de dólares.
Voltando a falar dos números hoje apresentados, 2017, o que mudou pouco é a presença da América do Norte no mercado mundial de produtos orgânicos, principalmente EUA, que concentra 50% deste valor. Europa tem 42% do total, e todos os outros países do mundo somados detêm 8% do mercado de produtos orgânicos. O primeiro entre os europeus é a Alemanha, que movimentou 11,3 bilhões de dólares em vendas de produtos orgânicos seguido da França, com um mercado de 9 bilhões de dólares. O fato é que este é o setor que mais cresce dentre os alimentícios, com impressionantes oito a dez por cento ao ano.
Amanhã falo mais de números.
Bolsinha sendo distribuída!
Mudando de assunto, nesta feira sempre ouço coisas interessantes. Hoje, em uma reunião com Flávia, da Ifoam, soube que ela foi convidada a participar em uma reunião em Londres, para discutir sobre “Fair Trade options for Cannabis”, ou “ Opções de Comércio Justo para Cannabis” e os organizadores queriam saber mais sobre os Sistemas Participativos de Garantia como instrumento de avaliação da conformidade destes produtos, buscando que o comércio ilegal possa transitar para caminhos legais que permitam a venda de um cultivo que é importante fonte de renda para produtores em muitas regiões do mundo. O detalhe é que, como o uso da legal da cannabis é prioritariamente medicinal, a produção orgânica destes produtos é um requisito. Este mundo é cheio de histórias...
Fora tudo isto, provar chocolates, queijos, biscoitinhos e dezenas de outras guloseimas mais. A curiosidade do dia ficou para uma geleia de azeite de olivas. Boa, doce, com gosto de azeitona ao fundo. Espanhol é assim, vê olivas por onde anda.
Tá bom por hoje, amanhã conto mais. Adianto que a área com produção orgânica cresce 20% de um ano ao outro, atingindo agora 70 milhões de hectares.
Restaurante do meu hotel, onde jantei, super local, um espetáculo!!!
Seis da tarde, fim da feira. Hora de sair dos pavilhões. Lá fora noite estrelada e temperatura de dois graus. Vamos comer no hotel mesmo, que é muito simples, mas tem um belo restaurante, frequentado por pessoas locais, com comidas tipicas da Bavária, da Franconia e Austríaca. Bom demais! 

Um comentário:

  1. Amei a bolsinha! E tô apostando na cannabis como tendência!

    ResponderExcluir