Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Biofach, Nuremberg, 16 de fevereiro de 2017.

Estande com produtos Biodinâmicos
 e seu selo Demeter
Hoje passei o dia todo na Biofach. Como sempre vendo não só a enorme diversidade e qualidade dos produtos orgânicos ofertados, mas também tentando perceber tendências. Nos últimos anos vi o sem glúten, o sem lactose, o vegano. Neste ano está chamando atenção as superfoods. Ou super comidas. Até onde sei este nome não tem respaldo oficial ou acadêmico, mas tem sido usado para alimentos que são tidos completos por serem altamente nutritivos ou prevenirem enfermidades, mesmo as mais graves. Nunca tinha visto aqui na feira tanta referência às superfoods.
Sem lactose, gluten free, vegan e
agora superfood...
Também ouvi que existe a necessidade de inovar nas embalagens para se livrar do plástico. Parece óbvio, mas a Biofach, feira de produtos orgânicos, é um mar de embalagens plásticas. Isto tem que mudar, e acho que é uma tendência.
Mas quero de novo fazer referência a alguns números sobre a Agricultura Orgânica no mundo.
Os dados coletados sobre 2015 apontam para 50,9 milhões de hectares cultivados desta forma, 6,5 milhões a mais do que em 2014.
Os dez países com maiores áreas são: Austrália (22,69 milhões de hectares), Argentina (3,07), EUA (2,03), Espanha (1,97), China (1,61), Itália (1,49), França (1,38), Uruguai (1,32), Índia (1,18), Alemanha (1,09).
A primeira colocação da Austrália e a segunda da Argentina são também explicadas por grandes áreas de pecuária extensiva. Chama a atenção Espanha e Itália, que não são países tão grandes e possuem áreas expressivas dedicadas à produção orgânica.
Chips: betteraba, batata doce, acelga... tudo
salgadinho e picante. 
Outro dado interessante é a lista dos 11 países que possuem no mínimo 10% de sua área agrícola dedicada à produção orgânica. O primeiro é Liechtenstein, com 30,2%. Quase um terço da área do país com produção orgânica. Claro que é um país bem pequeno. Mas aqui interessa o percentual e a tendência, observada por todo lado. Áustria com 21,3 % e Suécia com 16,9% estão em segundo e terceiro lugares. Estônia com 16,5% e São Tomé e Príncipe com 13,8% completam os top five. Seguem Suíça (13,1), Letônia (12,8), Maldivas (12,5%), Itália (11,9), Rep Checa (11,3%) e Finlândia (10,0%).
No mundo, 1,1 % da área agricultável está certificada como orgânica. Seguramente existem áreas cultivadas organicamente mas não certificadas como tal, portanto fora deste 1,1%.
Em 1999, eram 0,2%, com 11 milhões de hectares. Um crescimento significativo em 16 anos. Mas deve ser considerado que em 1999 foram reportados dados de apenas 77 países e em 2015 179 países foram pesquisados. Claro, países que não tinham o que reportar agora criaram mecanismos de apoio e promoção da Agricultura Orgânica, passando a ter o que contar.
Roupas com fibras orgânicas.
Eu que trabalho com isto há 30 anos costumo dizer que agora somos um dado estatístico, o que não éramos quando começamos. Há outra diferença, não estatística em relação aos últimos trinta anos. Avalio que o constrangimento mudou de lado. Lembro quando era meio constrangedor como agrônomo falar que trabalhava com agricultura orgânica. A produção era absolutamente marginal e a maioria dos profissionais nos ridicularizava. Agora, quem trabalha com agrotóxicos começa a conversa se explicando, constrangido. "É, necessário usar." Ou "infelizmente não há como produzir sem" são frases comumente usadas para justificar o uso de agrotóxicos.
De novo recorro aos meus trinta anos de trabalho para dizer que o uso dos agrotóxicos não é filho da necessidade da sociedade mas do interesse das empresas. Estou seguro que o próximo período de tempo demonstrará isto.
Bom, de resto meu dia foi provar vinhos, queijos, cafés, chocolates e outras delícias orgânicas. E no fim da tarde ainda aproveitar a tradicional festinha que acontece em alguns estandes, com bebidinhas e comidinhas orgânicas livre. Conversando com alguns velhos conhecidos deste mundo. Não me queixo.

Da série coisinhas bunitinhas da biofach.
Carrinho com doces orgânicos

Da série coisinhas bunitinhas da biofach.
Food truck vegano.
Estandes dos produtos Veganos
Mutos sucos, em toda a feira
Mais sucos...

Gostei desta: sopas em garrafas de
 vidro para ir tomando na rua.







Um comentário:

  1. Boas noticias, Laércio. Informações que dao pano pra manga,e nos animam. Nós nos sentimos representados por seu olhar e seus relatos nos aproximam do ambiente. Pena só nao podermos saborear dessas delícias...

    ResponderExcluir