Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Huánuco, 05 e 06 de novembro de 2015.


Fotos com o povo do evento. Esta não resisti e
fiquei com uma copia!
Cheguei a Huánuco pouco antes das oito de manhã e foi tempo de passar pelo hotel e ir para o evento, que começava às nove. Começou com um pequeno atraso e onze da manhã eu já tinha terminado minha palestra. Não é a primeira vez que ando por aqui, vim aqui em 2006, depois 2010 e agora pela terceira vez. Sempre ao redor do mesmo tema, os SPGs (Sistemas Participativos de Garantia). 

Todo artista tem que ir onde o povo está!
Desta vez vim para o VII Encontro Nacional de SPGs. Bastante interessante o trabalho que desenvolvem por aqui com produção e consumo de produtos ecológicos. Depois da minha conversa com eles, as diversas regiões do país relataram o que vem acontecendo em termos de SPGs em suas regiões. Tive uma excelente visão geral do que está rolando em todo o país neste assunto.

Voltando à viagem para cá, ela realmente é incrível. Passamos por Ticlio, que está a quase cinco mil metros de altura, e é o ponto de estrada mais alto do Peru.  Pena que passamos de noite, mas ao amanhecer ainda é possível ver um pouco, já na descida, de quão tortuosa é a estrada.
 
Ponte Calicanto
Segundo me contaram é um trecho de estrada considerado muito perigoso, e existem épocas do ano onde a neve impede a passagem, fazendo com que os veículos fiquem parados às vezes por horas. Ainda me devo fazer esta viagem de carro. Desta vez tomei uma soroche pills, a base de cafeína e aas. É o que tem sido usado nestes casos de problemas com a altitide. Não sei se a pílula ou o por já ter passado uns dias em Cuzco, o fato é que não senti nada. Outras pessoas no ônibus passaram mal, sentindo fortes náuseas e dor de cabeça.

Vendedoras na ponte Calicanto
Pela tarde não voltei ao evento. Estava cansado e preferi ir ao hotel e depois passear pela cidade. Fui ao mercado, caminhei pelo centro, passeei pela praça, fui a lojas de artesanatos locais, estas coisas. A cidade não é tão bonita, ainda que cercada de por um interessante visual de montanhas andinas. Huánuco se autodefine como o melhor clima do mundo. Já conheci muitas cidades que afirmam a mesma coisa... ainda que fosse, não se justifica vir passar as férias aqui. Se for para conhecer os Andes peruanos, existem outras opções melhores.

A noite saímos, algumas pessoas do evento, a um Trapiche, como se chamam os bares por aqui que vendem licores os mais diversos a base de cachaça. Boas companhias, foi uma night agradável.

Hoje de manhã foi voltar ao evento, conversar com as pessoas, tirar muitas fotos. O povo aqui adora tirar fotos com o expositor. É sempre assim, e não me incomoda, curto meus momentos de popstar... 

Fernando, eu e Patricia.
Ouvi duas palestras interessantes. Minha amiga Patrícia Flores abordou a incongruência que pode ser observada em algumas regiões do Peru com alta diversidade biológica, onde produtores de quinoa, milho, kiwicha, batata e outros acabam com problemas de insuficiência alimentar. A sedução dos mercados, muito aquecido para estes produtos, e aspectos da cultura local determinam este quadro. Que por sinal também existe em outros lugares do planeta. A segunda palestra foi de outro amigo, Fernando Alvarado. Fernando e eu estudamos juntos na Espanha, em 1996, quando fizemos mestrado em Agroecologia. E seguimos na mesma onda, volta e meia nos encontramos. Ele falou sobre mercado e contou que existem hoje treze feiras e mais de cem pontos que vendem produtos ecológicos em Lima. Um detalhe que me chamou a atenção é que algumas destas feiras semanais estão sendo organizadas por empresários, cobrando dos produtores um valor pelo espaço. Não conheço experiência assim no Brasil.

Mesa de encerramento.
No fim da manhã, participei da mesa final do evento, depois despedidas, cartões para lá e para cá, promessas de novos convites, mais fotos e listo, tarefa terminada.

Peguei o avião pela Star Peru para Lima, bonito voo pelos Andes. Agora estou no aeroporto, daqui a algumas horas vou para Porto Alegre, daí direto para casa. Gostei muito estes oito dias de Peru, entra para conta das boas viagens. Em menos de um mês regresso aos Andes, desta vez será Quito. De lá conto mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário