Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Cuzco, dia dos vivos, 01 de novembro de 2015.

Plaza de Armas ou Huacapata, que significa lugar sagrado.
Parece que sobre o nome original, não existe consenso
Hoje fiquei caminhando por Cuzco. As opções de passeio aqui são muitas. Quase todas de sítios arqueológicos, mais ou menos próximos. Já fiz alguns de outras vezes e são muito interessantes. Caminhadas de diferentes percursos e duração também são passeios muito comuns. O principal deles, Machu Picchu, de trem, carro ou a pé. É considerado patrimônio cultural da humanidade, sonho de consumo de boa parte das pessoas que gostam de viajar. E é lindo mesmo. E super interessante. Fui uma vez, em 1997. Não sei se volto. Considero o centro histórico de Cuzco mais legal. É um sítio arqueológico vivo! As pessoas ainda andam em ruas que foram feitas pelos Incas. A água ainda corre por onde os Incas decidiram que ela deveria correr. 
Ruas de Cusco, ainda do tempo dos Incas.
 Claro que Machu Picchu é uma onda. Ficou também revestido de certo misticismo. Mas ir lá é visitar ruínas de uma cidade incaica. O centro histórico de Cuzco também é uma cidade feita pelos Incas e que foi modificada e às vezes restaurada pelos espanhóis por razões de conquista ou terremotos. Mas ainda é uma cidade Incaica!
Cuzco era considerada pelos Incas o umbigo do mundo. O centro do mundo. Eu pensava que era Niterói. A hoje denominada Plaza de Armas era o centro do seu sofisticado sistema de comércio, que tinha como finalidade trocar produtos entre diferentes pisos ecológicos. Vale lembrar que a latitude aqui é relativamente próxima ao Equador e são as diferentes altitudes que desenham diferentes ecossistemas e por consequência diferentes possibilidades de cultivos. 

De cada canto da Plaza de Armas sai uma estrada, em direção aos quatro pontos cardeais. Estas estradas justamente permitiam este intercâmbio de produtos, também chamado de comércio, entre as diferentes regiões do Império Inca. Olha o mapa ao lado. As quatro rotas estão bem marcadas. Incrível né? A praça ligava os quatro cantos do mundo, ao menos do mundo deles. E é bom também não esquecer que o Inca, ou o Imperador, morava aqui. Centro político, religioso e comercial do Império Inca. Bem vindo a Cuzco.

Como hoje vim para um hotel melhor para passar um domingo de Inca, fiquei entre o hotel e caminhar. O Hotel é o Ramada Costa do Sol, está muito bem localizado em uma casa do século XVIII. 

Pátio interno da mansão onde hoje está o
Hotel Ramada.
 Dia 01 de novembro aqui se comemora o dia dos vivos, e por toda cidade se vendia leitão com tamal (um tipo de bolinho feito a base de massa de milho), o prato típico deste dia. Também um pão feito na forma de uma boneca ou de um cavalo, decorado, é típico destes dias do ano. 

Amanhã cedo embarco para Lima, tenho que trabalhar serão quatro eventos nesta semana, entre Lima e Huánuco. Depois conto.

Pães típicos desta época

Flores na praça

Selfie nos altos de Cuzco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário