Pesquisar este blog

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Milão, 22 de setembro de 2015.

Tabela periódica gigante no estande da Rússia, na ExpoMilão.
Hoje o dia foi mais ou menos. Normalmente as viagens são vistas com muito glamour. Itália, Milão, restaurantes, museus, lugares lindos para conhecer, etc. Mas onde quer que estejamos, nós nos acompanhamos... e isto faz com que os momentos de baixa ocorram também nas viagens. Normalmente quando voltamos nos referimos pouco a eles, afinal, quem vai contar que passou a viagem brigando com a esposa ou que passou uma tarde quieto no quarto do hotel por absoluta falta de vontade de fazer qualquer outra coisa? O glamour não está só na cabeça de quem fica, está também no relato de quem volta. Por conhecer estas emoções, já aprendi a lidar com elas. Não se entregar, nem forçar a barra. Deixar rolar, encontrando distração em um livro, trabalho de computador ou postando para um blog.
Foro Mundial sobre Pesquisa e Inovação na
Produção de Alimentos
Com tudo isto na cabeça e no coração, resolvi voltar à ExpoMilão para participar de um evento no qual eu havia me inscrito sem muita convicção.  UmForo Mundial sobre Pesquisa e Inovação na Produção de Alimentos. Promovido pela Emília Romana, uma das regiões mais ricas aqui da Itália. O Foro era destes que se fala muito e se aproveita pouco. Bom, na real nem posso criticar, só consegui ficar uma hora. O suficiente para ouvir o representante brasileiro, um dos diretores da EMBRAPA, enaltecer a Revolução Verde no Brasil, inclusive citando o sucesso da produção de soja no cerrado. E se colocando à disposição para transferir tecnologia para os países que ainda não conseguem produzir o alimento que necessitam. Não o ouvi falar que o Brasil também precisa aprender, nem mencionar os efeitos colaterais gerados pelas tecnologias que ele enalteceu. 
Estande que reune empresas de produtos biológicos
Mas, como cada um vê o mundo do seu ponto de vista, que é sempre a vista a partir de um ponto, pode ser que ele esteja certo, e eu é que esteja pondo demasiado foco na destruição do Cerrado e da Amazônia, na desertificação de áreas antes produtivas, na contaminação das águas e dos alimentos, nos efeitos nocivos dos agrotóxicos na saúde humana. Quem sabe, pode até ser, certezas, estas é que não tenho mais.
Depois desta breve passada neste fórum, caminhei mais pela Expo, visitei os estandes de alguns países e achei o estande que reúne o povo do Biológico. Lá no fim da feira... junto com o Slow Food, o movimento nascido aqui na Itália, que se contrapõe ao fast food e que prega uma maior valorização do alimento e busca proteger suas qualidades biológicas e origens culturais. 
Horta no estande do Slow Food
O contraste entre as filas para entrar no estande da coca-cola e a pouca freqüência em estandes que vendem propostas tão procedentes daria uns parágrafos, mas vou poupar vocês desta ladainha. E viva a sociedade alternativa! 
Hoje dei uma laerçada daquelas... Do meu hotel até o evento que participei são uns quatro km caminhando, mais uns vinte minutos de metrô. Saí do evento, dei uma caminhada pelos estandes, almocei meu sorvete, e peguei meu caminho de volta para o hotel. Quando estava duas estações antes da que eu devia descer, me lembrei que não havia devolvido o aparelho de tradução do evento e, portanto, meu passaporte havia ficado na recepção do tal Foro... é mole? Tive que descer, pegar a linha contrária do metrô, andar tudo de novo, pegar meu passaporte e voltar. Pensa... 
Voltei ao hotel, fiquei fazendo minhas coisas e esperando pelo melhor do dia. A chegada do meu filho Tiago, que está morando por um ano em Grenoble, uns 400 km de Milão. Ele estava com muita vontade de ver o papai, e foi só eu falar que pagava tudo que ele veio correndo... nem ligo, bom demais, tá cada vez mais difícil ter os filhos por perto, vivem pelo mundo. Chegou e ficamos comendo e conversando no quarto. Deu por hoje, amanhã tem mais.

Achei interessante - produto per capita de café em alguns
países - os cinco maiores.

Maiores produtores de café do mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário