Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Lima, 05 de setembro de 2013.

Mercado 1 de Surquillo
Hoje tive apenas até o início da tarde para visitar um pouco de Lima. Depois trabalho. Tá bom também e o que fizemos de manhã valeu pelo dia.
Começamos pelo Mercado de Surquillo. Um luxo. Claro, para quem gosta de mercados populares, com frutas e verduras frescas e coloridas, grãos, castanhas e nozes a granel, ervas secas ou naturais, temperos os mais diversos. Também carnes, peixes e seus cheiros. E claro, milhos e batatas andinas das mais variadas cores, diferentes tamanhos, distintos usos culinários.
Rodamos bastante, tiramos fotos, compramos algumas coisas e fomos tomar nosso café da manhã. Ali mesmo, dentro do mercado, em uma da série de pequenas bancas onde as mulheres preparam sucos, vitaminas, café e sanduiches os mais variados. Tudo feito na hora. Pedimos suco de laranja com mamão, ela espremeu a laranja, descascou o mamão, bateu no liquidificador de vidro. Pedimos um sanduiche de tortilla de verduras, ela descascou e picou as verduras, bateu com o ovo, fritou, esquentou o pão, fechou o sanduiche. Amo muito tudo isto! 
Milho roxo, com ele se faz a
chicha morada
O Mercado tem também bancas que preparam almoços, os lugares são pequenos, bancos desconfortáveis para sentar e em relação à higiene e visual, digamos que sem o padrão FIFA ou ANVISA! Ficamos com vontade de almoçar, mas era ainda muito cedo.
Depois fomos caminhando por uns 50 minutos pelas simpáticas ruazinhas de Miraflores, admirando suas casas coloniais espanholas que conferem a este bairro sua elegância característica. E chegamos ao LarcoMar, um Shopping Center famoso aqui, construído na encosta da falésia que separa a cidade do Pacífico. Bonito, com muitos bons restaurantes, tendo o oceano como moldura. Apesar das muitas tentações, tomamos apenas um café e fomos para um lugar inusitado. Um sítio arqueológico no meio da cidade. Chamado Huaca Pucllana.
Huaca Pucllana. Olha o contraste com a cidade. Estes
edifícios está todos sobre os sítio arqueológico. E agora José?
Foi descoberto há pouco tempo, aberto para visitação em 1984, e impressiona. Primeiro por estar no meio da cidade, segundo por ter sido construído há cerca de 1500 anos e estar relativamente bem conservado. Ainda vem sendo estudado, e se imagina terminar as escavações apenas depois de 2030. Era um centro administrativo e cerimonial da cultura Lima, que viviam da pesca e da agricultura, depois foi dominado pelos Wasi, que também tiveram sua decadência e esta área então regressou às culturas da Costa, conhecidas como Cultura Ychsma. Tudo isto antes de 1450, com a chegada dos Incas, que passaram a dominar o pedaço. É aquela saga de conquistas, subjugações e dominações de sempre, que vemos e ouvimos nos museus, filmes e livros sobre a história dos povos.
Visual das Pirâmides, o centro cerimonial
A cultura Lima era Matriarcal, e este Centro Cerimonial era considerado feminino, isto expresso nos rituais, sacrifícios e na cor amarela com que pintavam a pirâmide, o ponto mais nobre desta cidadela. Mas quem quiser saber mais, dá uma olhada no site, deles, está repleto de informações interessantes.  (http://huacapucllanamiraflores.pe). Tudo que escrevi é parte do que aprendi hoje - não sabia nada sobre história, continuo sem saber, mas posso dizer que recomendo a visita.
Depois foi trabalhar, jantar e dormir. Não falei nada de comida hoje, quase nada, café da manhã não conta, mas o almoço e o jantar estavam sensacionais...
Reprodução de um ritual da Cultura Ychsma.
No Centro, a mulher comandando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário