Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de março de 2012

Nicarágua, 29 de março de 2012

Hotel Los Arcos, Estelí
Como já comentei, estou aqui para um curso com uma cooperativa de segundo grau, que reúne cooperativas de cafeicultores orgânicos e que se chama PRODECOOP. Criada em 1993, teve como principal motivação para seu surgimento buscar alternativas para comercializar café, saindo das mãos dos intermediários que pagavam preços muito baixos pela  produção. Em 1990, quando fracassou a revolução, segundo o termo que eles usam por aqui, a compra do café deixou de ser realizada pelo Estado e passou para as mãos do mercado, ou seja de intermediários. Lideranças organizaram PRODECOOP para responder a esta necessidade de vender o café de maneira mais vantajosa para os produtores. Hoje, ela conta com 38 cooperativas de base que agregam um total de 2.300 famílias de pequenos agricultores.
Para entender a Nicarágua temos que saber algo sobre a revolução Sandinista, que triunfou em 1979 e tem como símbolo a queda do ditador Anastásio Somoza, que vinha sendo buscada desde a década de setenta, através da luta armada. A FSLN – Frente Sandinista de Libertação Nacional, criada ainda em 1961, chegou ao poder em julho de 1979, com Daniel Ortega, líder máximo da FSLN, e foi derrotada na eleição de 1990. Recentemente, em 2006, Daniel Ortega retornou ao poder, ganhando a eleição e se reelegendo em 2011. É o atual presidente, e o país se divide entre Sandinistas e Antissandinistas. A todo o momento ouvimos por aqui referencia à revolução, os motivos do seu triunfo e sua derrocada. Vale a pena buscar na net mais informações sobre esta história.
Falando do dia de hoje, quando acabou o curso, no fim da tarde, fui tomar um ótimo expresso em uma bonita cafeteria no centro da cidade, chamada Don Luís. Tinha crepe de nuttela, mas eu resisti. Combinei com ele que nos vemos amanhã.
Restaurante do Hotel
Depois voltei ao hotel e fiquei trabalhando no bar-restaurante, bastante agradável. O hotel se chama Los Arcos, e recomendo. Fica em uma casa colonial restaurada, bonita, com ares andaluzes e um bom restaurante. Em Estelí existem várias casas coloniais, ao estilo do sul da Espanha, relativamente conservadas, com suas bonitas portas, janelas e pátios internos. Elas contribuem com a boa atmosfera da cidade.
Adivinhem o que jantei? Camarões. Ao alho, de novo. Estou viciando, tenho medo de ter síndrome de abstinência quando regressar ao Brasil. Jantei acompanhado de dois amigos em um restaurante Cubano, chamado Rincon Pinareño. Fica bem no centro, a duas quadras ao sul da Igreja principal da cidade. 
Amanhã, ultimo dia. Que bom, é hora mesmo de voltar pra casa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário