Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de março de 2012

Nicarágua, 26 de março de 2012

Visual do curso de Agroecologia para PRODECOOP
Hoje o dia foi quase todo em sala, com o primeiro dia do curso. É um curso apenas para a equipe técnica de PRODECOOP, um total de 12 pessoas, dez homens e duas mulheres. É assim, na nossa profissão ainda costumam predominar os homens. Mas..., a Agroecologia definitivamente tem uma alma feminina, e não tenho duvidas que a predominância masculina é um dos entraves que impede uma maior incorporação de valores sócio-ambientais na agronomia.
Trabalhei hoje o porquê de se trabalhar com a Agroecologia, falando de suas vantagens para a saúde das pessoas e do planeta, seus benefícios sociais e econômicos e ainda sua racionalidade agronômica. Depois naveguei por sua origem e conceito. Amanhã caminho mais em direção ao como fazer, em sua dimensão mais técnica.
À tardinha tive tempo de passear um pouco pela cidade. Plana, situada em um vale, não tão pequena, descobri que tem uns 120 mil habitantes, com alguns restaurantes e cafés interessantes. Passei por um cubano que pretendo conhecer. Digo um restaurante cubano, só pra deixar claro. Vi alguns grupos de europeus pela rua, em sua maioria jovens, e parece que o que os atrai são dois parques nacionais situados próximos à cidade. Estelí também tem fábricas de charutos e pretendo ter tempo para visitar uma delas até sexta-feira. E claro, comprar um bom charuto. Eu sei, não fumo, mas não poderei evitar de comprar um bom charuto...
 Aqui na Nicarágua ainda vemos e ouvimos várias referencias à revolução sandinista do fim dos setenta e sua derrocada posterior na década de noventa. Ainda vou perguntar mais para entender melhor e escrever algo aqui, mas por hora já sei que aqui Estelí foi palco de várias batalhas contra o então ditador Anastásio Somoza.
Delícia, delícia, assim você me mata...
De noite não resisti e repeti o prato de ontem, desta vez acrescido de batatas fritas, no restaurante do próprio hotel, que se chama Los Arcos. Bom, bem bom, sigo com meu objetivo de comer camarões todos os dias. Meu pai sempre me disse que eu não devia perder de vistas meus objetivos na vida, e estou decidido a alcançá-lo. Agora, um chocolatinho que comprei no aeroporto e cama. Amanhã tem mais trabalho, e o segundo dia de um curso de cinco dias é um momento crucial para ganhar os participantes. Tenho que estar descansado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário