Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de março de 2012

Nicarágua, 25 de março de 2012

Bonita casa colonial, em Ocotal
Estou na Nicarágua, em Estelí, que fica a 150 km ao norte de Manágua, capital do país. Cheguei ainda ontem à noite, depois de 23 longas horas de viagem, entre carro, aviões e aeroportos. Fico aqui toda a semana para dar um curso de Agroecologia para uma importante cooperativa de cooperativas locais de cafeicultores - PRODECOOP. Esta região aqui é nobre para o café, a altitude em vários locais fica entre os desejados 1200 e 1300 m sobre o nível do mar. Hoje, visitando PRODECOOP, já tomei um bom café, ainda que preparado à maneira americana, mais fraca, o que não é minha preferencia.
Café secando ao sol, em PRODECOOP
Hoje passei o dia visitando a região. Fomos ao local onde PRODECOOP beneficia o café, visitamos algumas cidades próximas, como Ocotal e Condega, e ainda revi um casal amigo, em Somoto, cidades que ficam ainda mais ao norte, próximo da fronteira com Honduras. Com eles fui visitar um centro de capacitação organizado por INPHRU, a ONG que eles coordenam. Muito interessante, é baseado no resgate do saber e da cultura Chorotega, uma etnia indígena que ocupou o pacífico sul da América Central.
Andar pelas estradas da América Central normalmente é passear na cordilheira vulcânica que caracteriza a região, costeando os morros e divisando vales e montanhas. Volta e meia subimos e de cima se descortina um amplo vale, onde normalmente ficam as cidades, maiores ou menores. Claro, quando saímos em direção aos oceanos a paisagem muda.
De tardinha ainda tive tempo para comer umas tortilhas e um queijo fresco local, acompanhados de uma Toña, cerveja daqui. Boa cerveja e produzida sem conservantes ou estabilizantes. Uma pena que no Brasil a imensa maioria das cervejas não segue a famosa lei de pureza alemã, que não permite aditivos na cerveja. As duas principais cervejas daqui, Toña e Victoria, que são da mesma cervejaria, seguem...
E agora acabei de jantar um camarão ao alho acompanhado de arroz, delicioso. Camarão de verdade, grandes, frescos. Apesar de não estarmos no litoral, o mar é perto, e o camarão pode vir até andando que chega fresquinho... Foi um bom dia para começar minha estadia aqui, mais tranquilo, já que amanhã começa o trampo, com 9 horas de curso por dia, até na sexta-feira. Sábado já regresso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário