Pesquisar este blog

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

San Pedro de Sula, 11 de dezembro de 2012

Restaurante Delfin, Puerto Cortez. Honduras 
            Estou aqui em um confortável quarto de hotel, o Boutique La Cordillera, em San Pedro de Sula, cidade que responde por mais de 50% do PIB do país. Honduras é um dos países mais pobres da América Latina. Setenta e cinco por cento da sua população vive abaixo da linha de pobreza. É também um dos pontos mais críticos do planeta no que tange às mudanças climáticas, estando sujeito a fortes chuvas e ventos. Para completar o quadro, o narcotráfico usa o país como corredor entre o norte e o sul do continente. Difícil situação.
Agradável bar do Hotel Cordillera. Aí fiz meu relatório. 
Trabalhar pode ser agradável...
Hoje o dia foi reservado para viajar para cá, onde pego o avião amanhã cedo para Lima, e preparar o relatório desta consultoria. Sempre melhor deixar pronto, depois que voltamos para casa normalmente entramos em outra energia, fazer os relatórios fica muito mais complicado. Demorei uns 20 anos para aprender isto... mas a vida é assim né? Sabemos mas não fazemos. Adoro uma cena do excelente filme argentino Lugares comuns, quando o personagem principal, se referindo à sua esposa, fala: “Lili diz que a gente sabe, mas se esquece que sabe”.
Ainda arrumei tempo hoje para ir comer uns camarões deliciosos em Puerto Cortéz, cidade no extremo norte do país, ou seja, no oceano atlântico. Segundo li, Puerto Cortez é o maior porto da América Central. Como outras cidades portuárias, é muito movimentada, transito intenso de carros e caminhões e uma praia nem tão bonita assim. Valeu ter ido, não apenas pelo Restaurante Delfin, onde comemos, mas também pela estrada, 60 km envoltos em uma típica paisagem caribenha, vegetação exuberante, sol forte, calor úmido.
Típica comida campesina:
arroz, feijão, carne de porco. 
Para fechar minha estadia aqui, fomos jantar em mais um restaurante típico, o Casas Viejas. Comi leitão assado. É que de noite não acho legal comida muito pesada. Falo muito em comida, coloco fotos, mas ando comendo pouco. Devo ter emagrecido mais um pouco nesta viagem, além dos dez que já havia perdido nos últimos meses.
Fico por aqui, me despedindo de Honduras. Gostei. Do lugar e das pessoas. E do café. E vi pouco, parece que tem muito mais, quando a vida me der uma chance, volto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário