Pesquisar este blog

sábado, 8 de dezembro de 2012

Marcala, 08 de dezembro de 2012



Honduras, departamento de La Paz, chegando em Marcala
             Dia animado hoje. Saímos do hotel às sete da manhã, com uma Tucson automática, em direção ao norte do país, mas com uma parada prevista aqui onde estamos agora, na cidade de Marcala. Sem GPS, artigo raro por aqui. A locadora do carro, a maior do país, não tinha nenhum. Aliado ao fato de todos mandarem termos cuidado com os altos índices de violência por aqui, aumentou a dose de emoção da viagem. Mas foi tudo muito, muito bem.
Depois de viajar pela estrada pan-americana, que corta toda a América Central, entre seus numerosos vales e montanhas, chegamos às 11 da manhã. Fomos direto para COMSA (http://cafeorganicomarcala.net), uma empresa que tem 800 pequenos agricultores como sócios e tem na Agricultura Orgânica e no Comércio Justo de Café seu principal foco. Fomos recebidos pela equipe de assessores e realmente fiquei impressionado com bom nível técnico do trabalho que estão fazendo. Um show de biofertilizantes enriquecidos, de manejo de microrganismos, aproveitamento da matéria orgânica e de minerais oriundos de rochas da região.
Don Mario e sua família. 
Ainda tive o privilégio de visitar a propriedade do D. Mário e sua esposa, Joselinda. Ele beirando os sessenta, filhos e netos, muito informado sobre Agricultura Orgânica e com um manejo nota dez. Café sombreado, horta para consumo e mercado local, frutas diversas, pequenos animais, umas vaquinhas para o leite e o queijo. Gnomos, duendes e fadas passeavam felizes por toda sua propriedade. Ela uma liderança local, regressou hoje dos EUA, onde foi receber um premio por seu trabalho como liderança junto às mulheres da região.
Fim da tarde e uma reunião em um simpático café local com COMUCAP, que significa Associação Coordenadora de Mulheres Campesinas La Paz. La Paz é o nome do departamento onde está Marcala. Mulheres que produzem e comercializam há quinze anos café Orgânico e do Comércio Justo. Estou voltando com um bom estoque de café de alta qualidade, orgânico, justo e com denominação de origem Marcala, que significa estrita altura (1300 m) e qualidade reconhecida internacionalmente. Nada mal.
Restaurante D. Gloria
E terminamos o dia comendo no restaurante Doña Gloria. Um prato típico com pedaços de carne de porco, banana frita, tutu salpicado com queijo ralado e arroz. Muito apropriado para este dia tão campesino. Amanhã tem mais, tudo funcionando bem vou visitar uma cidadela Maia. Quem sabe lá descubro se o mundo vai acabar mesmo. Não que faça tanta diferença, só por curiosidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário