Pesquisar este blog

sábado, 28 de maio de 2011

TORONTO - sexta, 27 de maio/2011

Despedidas em uma sexta-feira
 "Tantas idas e vindas meu Deus, tantas voltas... viajar é preciso, é preciso...”. Este é um som de Renato Teixeira. “E assim, chegar e partir são só dois lados da mesma viagem. O trem que chega é o mesmo trem da partida”. Este é de Milton Nascimento. Hoje é sexta-feira.  Todo mundo gosta de sexta feira. Querem ouvir um som legal sobre sexta-feira? Procurem The Cure, “Friday, I’m in Love”. Dia de relaxar, esperar o fim de semana, de renovar expectativas...
 Enfim, hoje é sexta-feira... sempre cai bem, né? Mas em uma escola de línguas a sexta tem um tom de despedida. As pessoas vêm estudar e se programam para ficarem umas semanas, alguns meses estudando... e tudo termina em uma sexta-feira. E toda sexta-feira é o dia de um término para alguns. Este era o clima hoje na escola. Fotos, entrega de diplomas, trocas de email e promessas de amizades eternas. Não sejamos restritos em nosso conceito de eterno. Que seja eterno enquanto dure, disse o poeta. Que seja eterno enquanto dure, repetiu o compositor sertanejo.
 Sexta-feira é show, por definição. Mas a sexta-feira de hoje teve um tom melancólico.
 Depois das minhas seis horas de aula, e sem aceitar o convite para nenhum dos almoços, karaokês (os orientais adoram karaokês) ou jantares de despedida, fui caminhar um pouco. Não muito, o tempo não estava bom, chovia fino, mas sem parar. Perto da escola, sentei para tomar uma cerveja, onde já estavam alguns alunos, na Church St., entre a Wellesley e Carlton St. Eu havia visto que as placas indicativas das ruas estavam decoradas com as cores do arco-íris. Mas só depois de sentar no pub e receber os olhares de alguns homens reparei que estava em um bairro “amigável” com os gays. Não é a primeira vez que acontece isto comigo. Sento em um bar que acho legal e quando vejo estou em um bar ou um local gay. Normalmente são bem decorados, boa comida e são divertidos, bom astral. Sei que não sou gay. Acho também que não sou lésbica. Devo ser simpatizante então. Tudo bem. Doesn’t matter.
 Sábado e domingo. Eu poderia ter optado por ir à Montreal, Quebec e Otawa. Ou talvez visitar Niagara Falls. Ou mesmo New YorK, que é mais ou menos perto. Mas achei melhor ficar por Toronto. A esta altura do campeonato, tendo visitado mais de 30 países e conhecendo apenas alguns deles, dou mais valor a conhecer melhor um lugar do que flotar por diferentes lugares.
 Amanhã quero acordar cedo e ver a feira dos produtores do St Lawrence Market. Depois pretendo fazer compras, algumas roupas e uma câmera fotográfica, e ainda visitar a Little Italy
 Não tenho homework este fim-de-semana, mas pretendo estudar. O bom é que no meu caso estudar pode ser ouvir música, ir ao cinema ou conversar com um estranho na rua. Desde que seja em inglês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário