Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Santiago do Chile, 10 e 11 de dezembro de 2016


Visual desde a propriedade orgênica de
Andrea Tuckek e filhas, Catemu.
 
Sábado é dia de feira e o nosso começou pela Ecoferia La Reina, uma feira de produtos orgânicos que ocorre em um parque municipal chamado Aldea del Encuentro.
Ecoferia La Reina
Visitamos a feira calmamente, conversando com os produtores e participando de um bate papo com consumidores. Comprei amêndoas, nozes, maçã seca e tomei café. E assim foi até a uma da tarde, quando deixamos a feira para almoçar na cooperativa La Canasta, uma iniciativa de consumidores que se organizam para terem acesso a produtos de qualidade com preços mais acessíveis. Passamos algumas horas entre empanadas, suco de maçã e conversando sobre possíveis caminhos para o desenvolvimento da agricultura ecológica e da certificação participativa no Chile. Chegamos ao hotel já no fim da tarde.
Uma das frases nas paredes do
The Clinic
O hotel está perto do bairro Bella Vista, lugar que reúne inúmeros bares e restaurantes. Começamos a night passeando pelo interessante Pátio Bella Vista, um centro comercial com uma variedade de lojas com artesanatos e locais para comer ou beber. Mas acabamos optando pela comida chilena do tradicional Galindo. Tradicional nem sempre significa qualidade. Este foi um exemplo. Como a opção de comida não foi boa, fomos tomar algo no The Clinic. Este sim, muito legal. The Clinic é o nome de uma revista semanal chilena, que mistura sátira e humor em suas notícias, comentários e análises políticas. O nome é inspirado na clínica na qual o ditador Augusto Pinochet ficou quando foi preso em Londres, no fim do século passado. Possivelmente em função de seu sucesso e boa imagem, se aventuraram em uma cadeia de bares, que tem como tema o mesmo tom satírico da revista, acompanhado de bom gosto na decoração e no mobiliário. Com um bom e divertido cardápio. Ótimas frases espalhadas pelas paredes. Tão legal que o papo aí se esticou até as três da manhã.
Foto ofical do dia!!!
E hoje, domingo, fomos para a propriedade de Andrea Tuczek, uma das pioneiras da agricultura orgânica aqui no Chile e a quem conheço há 20 anos. Fica em Catemu, na região de Val Paraíso, no famoso Vale do Aconcagua. Visitamos toda sua produção, acompanhando uma visita de verificação feita por um outro agricultor da associação Tierra Viva. Além dos cinco estrangeiros que estamos juntos toda a semana (Vanessa do México, Jose, Bolíviano, Matilde, Argentina e Rafael e eu, brasileiros), alguns sócios de Tierra Viva também estavam presentes. A propriedade é muito bonita, envolta em uma linda cadeia de montanhas. Plantam uma incrível diversidade de coisas, como folhosas, batata, tomate, feijões, batata doce, morango, marmelo, ameixa e muito mais. Processam algumas frutas em geleias e sucos. Pela primeira vez na vida comi damasco fresco. Delicioso.
Almoço luxuoso...
Almoçamos um cordeiro magallanico, acompanhado de saladas frescas e verduras assadas em forno de barro. Toda a preparação capitaneada pelas duas filhas e genros da Andrea, um deles chef, que sabia perfeitamente o que estava fazendo. O almoço foi acompanhado de suco de morango, que são produzidos por eles, e um bom vinho biodinâmico, chamado Emiliana. De sobremesa leche asado, que os próprios anfitriões definiram como um pudim que deu errado. Muito bom. Para fechar, cola de mono, uma bebida muito típica aqui, consumida principalmente nas festas de fim de ano, à base de leite, açúcar, aguardente, baunilha, cravo, canela e café. Tudo isto à sombra de uma árvore.  Maxim's ou Fasano que me deem licença, mas isto sim é luxuoso!
Com toda esta verdadeira festa de babette, começamos a comer às três da tarde e terminamos às sete... claro, tudo entremeado por boas conversas, com seus momentos mais e menos sérios. Chave de damasco fresco orgânico para uma proveitosa e agradável semana de trabalho no Chile. Ficamos todos com a sensação de nos ter faltado uns dias mais. Outra vez será.
cordero magallanico

Verduras ao fogão de lenha

Leche Asado
deixando o registro...

Almoço no La Canasta

Nenhum comentário:

Postar um comentário