Pesquisar este blog

domingo, 22 de outubro de 2023

Tarapoto, 19 a 22 de outubro de 2023

Eu com a linha de tempos dos SPGs no continente

E termina mais uma viagem.

Esse post resume os últimos quatro dias.

Chcolatre artesanal

Começamos pela saída à campo, na quinta-feira, dia 19, que foi interessante, sim, mas não muito… Saímos ao sul de Tarapoto, em direção a Pucacaco, um pequeno povoado onde fomos visitar três experiências: uma chocolateria bem conhecida por aqui, a MAKAO, depois a Três Rosas, um empreendimento que planta e processa coco e terminamos conhecendo o belo trabalho da “Asociación El Bosque del Futuro Ojos de Água”, que se preocupa en preservar áreas florestais da região. Como nem a chocolateria nem o empreendimento do coco eram orgânicos, ficou um pouco menos interessante a visita, já que esse é o foco da nossa presença aqui. Pero bueno, na próxima devo estar mais atento à programação do dia de saída à campo, e não delegar tudo à organização local, essa é a lição que fica. De todos os modos, viajar um pouco pela Amazônia Peruana foi bem legal!

Na Associação el Bosque...

Na mesma quinta-feira, de tarde, realizamos um evento público, com palestras e debates sobre agroecologia, na Universidade de Tarapoto. Havia pouca gente, mas as conversas foram interessantes! Terminamos a noite de quinta-feira em um bar com rock de qualidade ao vivo. Acho que foi o melhor programa do dia… 🤦🏽‍♂️

Sexta-feira, seminário de novo, com foco na continuidade do Foro Latino-americano de SPGs e na construção da Carta de Tarapoto. Foi tudo bem, com exceção de um momento de tensão, onde agricultores do Peru, Bolívia e Equador manifestaram desconforto por se sentirem excluídos de determinada comissão que foi formada. Ocorre que essa comissão foi escolhida a partir da manifestação de quem teria interesse em estar. Eles não se apontaram, quando ela estava pronta manifestaram seu desagrado. Como moderador, após ouvir essa reclamação, decidi por “voltar no tempo”. Desfiz a comissão formada e perguntei de novo: quem quer participar? Nova comissão foi constituída, com a presença dos países que fizeram essa reivindicação e a paz voltou… a galera gosta de uma tensão… e gosta de ocupar espaços que depois não ocupa… tudo só pra dar trabalho para o moderador…😊💁🏽‍♂️ sim, porque não consegui explicitar bem aqui, mas foi tenso!

Fotinhas de despedida!
Sexta à noite, tivemos um belo jantar festivo no hotel Rio Curumbaza, depois uma esticada no “Mirador do Amor” e terminamos dançando em uma discoteca até as três da manhã. Divertidíssimo!

Sábado passei o dia descansando, despedindo-me de todas y todos e dando breves caminhadas pela cidade.

Hoje, domingo, fiquei fazendo hora pela manhã no agradável Café Plaza Tarapoto e saí às 13h do hotel para pegar o avião para Lima, onde estou agora, para daqui regressar para casa. Bela e produtiva semana, ontem já postei aqui a “Carta de Tarapoto”, que resume o que foi conversado no Seminário. Até a próxima, que nem sei onde é, mas sei que de lá, de onde for, conto mais!