Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de setembro de 2016

Madrid e Lugo, 19 e 20 de setembro de 2016.


Parte da Muralha Romana de Lugo
Ontem passei o dia em Madrid, em um curso sobre Sistemas Participativos de Garantia para profissionais envolvidos de alguma forma com a produção e o consumo de produtos ecológicos. Aqui na Espanha o nome preferencial que se usa é Agricultura Ecológica. Na Itália ou França, Agricultura Biológica. Na Inglaterra e Alemanha, Agricultura Orgânica. Estas denominações todas têm nuances em seus conceitos, assim como histórias e autores que as caracterízam. Mas hoje as diferentes legislações que tratam do tema as colocam como sinônimo, e de certa forma esta percepção tem prevalecido entre os que se envolvem com este assunto. Melhor assim, de fato elas guardam entre si muito mais semelhanças do que diferenças. E no fim, espero o dia que estes adjetivos sejam todos desnecessários, porque a agricultura irá toda ela funcionar baixo uma maior harmonia com a natureza.
Uma das onze portas da Muralha
Romana de Lugo
Sobre o dia de ontem, mais nada a contar. Foi o dia inteiro no curso. Acho que eles gostaram, e para mim é sempre bom me atualizar sobre as notícias da agricultura orgânica aqui na Europa.
Saí do curso e fiquei matando o tempo por quatro horas na estação de Chamartin, até as 22:15, quando saiu o trem para Lugo. Não gosto destes trens noturnos. Cabines com dois beliches, 4 pessoas quase confinadas em menos de 6m. Mas gosto dos vagões restaurantes, acho que me sinto em um filme dos anos 50, e foi nele que fui tomar uma taça de um vinho tinto. E viva o celular para ajudar na tarefa de esperar o tempo passar!
Cheguei quase oito da manhã em Lugo e fomos direto ao hotel. Ao lado da Praza Maior, se chama Mendez Nuñez e é bem correto.
Catedral de Lugo
Que cidade interessante Lugo. Está na Galícia, região Noroeste da Espanha. Relativamente perto de Santiago de Compostela, está na rota do famoso Caminho de Santiago. Muitos lugares interessantes para ver, a maior parte deles relacionados com a época do Império Romano. Lugo foi fundado pelos romanos, como um acampamento militar, sobre um pequeno povoado celta. 
A muralha romana de Lugo é sem dúvida o que mais chama a atenção. Aqui me informaram que é a única no mundo que conserva todo seu perímetro, que aqui é de mais de dois quilômetros. Pelo que percebi passear sobre a muralha não é um programa apenas de turistas, e vi muita gente local caminhando e correndo sobre ela. Fui também ao Museu Provincial de Lugo, onde estão expostas várias peças do período romano, lém de obras de arte de artistas locais. Tanto no museu quanto na própria cidade vi pedaços muito bem conservados de mosaicos romanos. Datados do século, II, III, IV. Nas ruas, às vezes passamos sobre ou ao lado de uma parte de vidro, como se fosse um visor. Este visor está para nós permitir ver partes do aqueduto, cômodos com mosaicos ou piscinas romanas. Uma verdadeira viagem no tempo.
Close no mosaico romano,
           este do séc II.
Além destas preciosidades históricas, é só comentei algumas das que vi, a cidade antiga e seus arredores é muito agradável de passear. Amanhã conto mais sobre a cidade.
E hoje pela tarde também teve trabalho, um "conversatório" sobre Sistemas Participativos de Garantia com representantes de produtores e consumidores locais. Depois fomos visitar uma pequena feira de produtos ecológicos, organizada no Mercado Municipal. Bom conhecer a feira, bem modesta, e conversar com os produtores. E ver um mercado é sempre um bom programa.
De noite fomos jantar um grupo de palestrantes e organizadores do Congresso. O que comi? Jamon ibérico y queso, claro!

Amanhã às nove devo estar na mesa inicial, que vai discutir sobre Agroecologia na Europa. Me convidaram na condição de olhar externo, ouvir os outros expositores e fazer alguns comentários a partir do que fazemos na América Latina. Veremos. 
Venda de produtos ecológicos,
no mercado municipal, terças e sextas..

Venda de produtos ecológicos, 
no mercado municipal, terças e sextas..

Nenhum comentário:

Postar um comentário