Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Galápagos, 09 de dezembro de 2015.

Iguana, na Estação Charles Darwin,
Hoje o dia começou cedo. Depois do café às seis da manhã, fui visitar  um túnel feito por larva vulcânica, há alguns milhões de anos atrás. Fica perto da casa que eu estou, aqui mesmo em Bella Vista. Dizem que é o segundo maior da América do Sul, com 800 metros de comprimento.
Muito interessante, ver o trabalho que a larva quente fez na rocha. Confesso que tive um pouco de medo sozinho no túnel. Em algumas partes a escuridão era absoluta, quebrada apenas pela lanterna que recebi na entrada.
Mas foi legal ir. Um túnel feito por larvas é uma viagem. E foi bom também para lembrar que aqui fora é melhor do que parece...
Passei na casa,  peguei minhas coisas e fui de novo para Puerto Ayora. De chiva, que é como eles chamam o que no Brasil eu conheço como jardineira ou pau-de-arara. 
Eu e ele.
Em Pueryo Ayora fui à estação Charles Darwin, um centro de estudos e conservação, caminhar, ver iguanas e tartarugas gigantes. Aí que monótono! Brincadeira, este contato próximo com a vida silvestre é encantador. Este passeio foi o ponto alto do dia.
Visual do Estuário Las Ninfas.
Ainda de manhã fui a um lago chamado Las Ninfas. Fica dentro da cidade e na real é um estuário, formado pelo encontro de águas salgada e doce, rodeado por um mangue. Lindo, transparente, silencioso. Nota dez. O ponto alto do dia. Indo almoçar, passei na banca de peixes e vi um lobo marinho que fica ali, do lado das vendedoras, esperando sua vez, junto com dezenas de pelicanos. Muito legal!
De tarde, o ponto alto do dia. Fui fazer um Tour de Baía. Uma lancha, cerca de 15 pessoas, fomos visitar alguns pontos não muito distantes. 
Patas azuis.
Primeiro fomos a um rochedo, muito próximo do porto, ver os pata azuis, uma espécie de alcatraz, típico daqui. 
De lá para uma pequena ilha, chamada Loberia, onde pudemos, de longe, ver lobos marinhos. E depois, o ponto alto do dia. Com um snorkel, nadamos um bom tempo com tartarugas marinhas. Simplesmente demais, indescritível. Elas são enormes e muito dóceis. Vimos duas, que estavam nadando e se alimentando de algas que estavam grudadas nas pedras. A um ou dois metros de profundidade. Nos viam, olhavam, e seguiam tranquilas. Muito, muito legal, umas das coisas mais legais que já fiz na vida. Me senti no Procurando Nemo. E ainda fomos nas grietas, uma piscina formada entre dois canions vulcânicos, com uma água salobra e muito transparente. Ainda fomos na praia do cachorros, ver iguanas e lobo marinho, também assim, do nosso lado, sem se assustarem.
Sem legenda.
Acabei este passeio super contente com o resultado, fui dar uma ultima volta por Puerto Ayora, comprar algumas coisinhas. E voltei logo para casa, porque hoje tínhamos lagosta no jantar. Enormes, deliciosas, o ponto alto do dia. Alguns amigos, conversa sobre possíveis trabalhos futuros com agroecologia aqui na ilha e o dia se encerrou. Como vocês viram, com vários ponto altos.
Quando Daniel, meu filho de doze anos, me perguntou se eu já tinha zerado a vida, custei a entender. Agora entendi. Então devo dizer a ele que sim, já zerei algumas vezes. Só em Galápagos, uma vez por dia nos três dias que passei aqui.
Amanhã, começo a voltar para casa. Bom também, o restante que tem para ver aqui nas ilhas fica para uma próxima.

Estas duas tartarugas são da mesma espécie. Estas diferenças
nas suas carapaças fez com que Darwin intuísse que era em função da
sua adaptação ao meio ambiente das diferentes ilhas, onde elas se encontram.
Detalhe que foi os ilhéus que lhe chamaram a atenção para esta diferença.
Isto dito pelo próprio Darwin.


Olha a onda.

Um comentário:

  1. Muito muito legal ...nunca tinha visto um relato tão vivo!
    E, Darwin realmente é "o cara" - ILUMINADO!

    ResponderExcluir