Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Seul, 29 de setembro de 2011

Visão geral do Congresso Mundial de Agricultura Orgânica - Seul

Como previsto meu dia hoje começou cedo – mais exatamente as quatro da manhã. Mas não reclamo, dormi das nove as quatro, uma boa primeira noite de adaptação ao jet-leg. Depois de trabalhar um pouco no computador e tomar meu café da manhã, às sete já estava indo para o Congresso.
Pouco o que contar sobre o Congresso. Acho que a parte que mais gosto é rever pessoas de todas as partes do mundo, com quem já tive mais ou menos contato em outros momentos de trabalho. Fora isto, ouvi uma palestra interessante de um norte-americano que pesquisou as pesquisas sobre agricultura orgânica ao redor do mundo, e nos contou alguns resultados comuns e algumas lacunas que ainda faltam preencher. Terminou afirmando que até metade do século, 30% da agricultura mundial será orgânica. Veremos.
Buda - Museu Nacional
da Coréia
Enquanto o Congresso prometia seguir com suas mesas de discussão e apresentações de trabalhos, eu e outros dois amigos brasileiros fomos ao Museu Nacional da Coréia, uns 45 minutos de metrô do Centro de Convenções onde estávamos. Muito legal e valeu muito ter ido, apesar da distância e de termos visto talvez menos de um quarto de tudo que havia para ser visto. Realmente enorme o Museu. Dar uma olhada, ainda que rápida, na história de uma civilização tão antiga é sempre muito enriquecedor. As diferentes representações de Buda, a milenar lavoura de arroz, a história da escrita, os trabalhos em porcelana são exemplos de coisas interessantes que vimos.
Buda - Museu Nacional
da Coréia
Me chamou a atenção a entrada do Museu ser gratuita. Como diria a música, "hoje em dia minha gente isto não é normal...". 
Uma pena a língua. Muito pouco na rua, e mesmo no Museu, em inglês, as pessoas quase não falam Inglês, e isto nos impede de entender um pouco mais o país, tirar dúvidas, perguntar o que é isto ou aquilo. Ficamos deduzindo coisas, mas aí o risco de errar é grande...
Para ter uma ideia de como é difícil a comunicação, um dos que estavam comigo queria comprar um ipad. Na volta do museu entramos em uma loja de departamentos e vimos um computador, estilo netbook, por 130 dólares. Ficamos impressionados de como era barato e nos perguntávamos se valia a pena, claro que vale, vamos comprar, perguntamos a vendedora, ela só dizia que sim... quando fomos pagar, vimos que este valor era de uma das dez prestações... me senti meio assim, burro, mas saímos da loja de mãos abanando...
Outro ponto sobre a comunicação é pedir comida... uma aventura... ainda não me achei muito, mas quando comer um bom prato prometo contar por aqui.
São nove, vou repetir a dose de ontem e dormir cedo, amanhã o dia promete ser longo, com mais palestras e reuniões pela frente.
Escrita original, em Coreano, de mais de 500 anos - caligrafia linda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário